Deputado Arilson Chiorato quer levar empregos e desenvolvimento para o interior

26/04/2019 10h10 | por Lilian Chaves
Deputado Arilson Chiorato (PT) está exercendo seu primeiro mandato.

Deputado Arilson Chiorato (PT) está exercendo seu primeiro mandato.Créditos: Orlando Kissner/ALEP.

Deputado Arilson Chiorato (PT) está exercendo seu primeiro mandato.

O deputado Arilson Chiorato (PT) é formado em Administração e trabalhou em prefeituras, no Governo do estado e no Senado Federal. Ele vem usando esta experiência na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), onde conquistou uma das cadeiras com 36 mil votos dos paranaenses.

Arilson recebeu a TV Assembleia, no seu gabinete, para falar ao programa “Política Total” sobre seus planos como representante da região de Apucarana. “Acho que a minha formação acadêmica e a experiência na gestão pública me permitem ter uma visão holística da política e quero trazer essa perspectiva para a Assembleia.”

Municipalismo Político municipalista, o deputado Arilson Chiorato quer levar emprego e renda para o interior do Paraná, principalmente para os 210 municípios que tem menos que 10 mil habitantes. “Estou discutindo com a minha equipe uma forma das empresas se instalarem nestes municípios e terem competividade. Vou apresentar um projeto de lei propondo uma diferenciação tributária.” O deputado acredita que não terá problema para aprovar o projeto. “Acho que se o governador deixar a política partidária de lado, vamos avançar.”

Ensino universitário O ensino universitário é outra preocupação do deputado. Ele diz que o Paraná tem a segunda maior rede de universidades estaduais públicas do país e que se não fosse o ensino da escola superior, o Paraná não seria o que é hoje. “Cada cidade do Paraná não fica a 100 km de uma universidade estadual. São elas que promovem o desenvolvimento. Depois da agricultura, temos o conhecimento científico. Espero que o atual fique atento e dê um trato especial às universidades.”

Saúde O deputado também promete trabalhar pela melhoria da saúde. Ele diz que as questões de média e alta complexidade está na contramão. “Hoje é uma coisa ilógica. As pessoas tem que se deslocar até os lugares onde têm atendimento para média e alta complexidade. Temos que fazer o contrário, fazer estes atendimentos chegarem até as pessoas.” Arilson Chiorato se preocupa também com a distância entre a população e Poder Legislativo. “Acho que a Assembleia tem que ter mais dialogo com a população.”

TV Assembleia – A entrevista do deputado Arilson Chiorato, ao canal da TV Assembleia, pode ser conferida na íntegra acessando o programa “Política Total”, que está disponível no canal do Youtube do Legislativo: https://youtu.be/1zBzizzZHlw