Deputado Galo pede solução para balsa encalhada na Baía de Guaratuba

09/08/2021 16h00 | por Assessoria parlamentar
Deputado Galo (PODE).

Deputado Galo (PODE).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Galo (PODE).

O deputado Galo (PODE) está solicitando com urgência uma solução para o caso da balsa encostada na baía de Guaratuba há muitos anos, e que tem atrapalhado o sistema de navegação já complicado nos últimos tempos com os frequentes casos de balsas à deriva. O parlamentar irá realizar uma reunião com a Marinha, marcada para o próximo dia 11, quando tratará desse assunto e de outros relacionados ao ferry boat.

A balsa de grandes proporções está aposentada e a sua retirada se faz necessária no sentido de facilitar a navegação na região. O deputado lembra que existe uma lei internacional que regulamenta embarcações abandonadas ou em fim de vida útil, sendo que cada país com suas regras específicas repassa à estados e municípios a incumbência de reger a questão. As zonas costeiras representam a transição entre os meios aquático, aéreo e terrestre.

A própria Constituição Federal de 1988, define a zona costeira como “ patrimônio nacional” destacando que “ as embarcações abandonadas dificultam a navegabilidade, poluem o meio ambiente e são um péssimo cartão de visitas para as cidades, pois costumam ser deixadas próximas a zonas portuárias ou vilarejos, o que é exatamente o caso desta embarcação.

Por tudo isso que foi exposto, o deputado Galo irá, nesta reunião expor estes dados, e definir junto à Marinha, municípios de Matinhos e Antonina e Governo do Estado, o que poderá ser feito para que, finalmente esta balsa possa ser retirada do local onde está há tantos anos.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação