Deputado Goura, presidente da Comissão de Meio Ambiente, visita o Batalhão da Força Verde

24/10/2022 09h39 | por Assessoria parlamentar
Deputado Goura, presidente da Comissão de Meio Ambiente, visita o Batalhão da Força Verde.

Deputado Goura, presidente da Comissão de Meio Ambiente, visita o Batalhão da Força Verde.Créditos: Leonardo Andreiko

Deputado Goura, presidente da Comissão de Meio Ambiente, visita o Batalhão da Força Verde.

O presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado estadual Goura (PDT), visitou o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV), na quarta-feira (19), para conhecer como atua e funciona esta unidade especializada da Polícia Militar do Paraná (PMPR).

O Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde é responsável pelo policiamento ambiental e apoio a outros órgãos na proteção, preservação e fiscalização do meio ambiente no estado. Foi criado em 1957 como Corpo de Polícia Florestal e, depois de várias reformulações, recebeu a atual denominação, em 2013.

O deputado explicou que a visita atendeu a um convite do comandante da Força Verde, tenente-coronel Julio Cesar Vieira Da Rosa, para conhecer as instalações e saber como é atuação dos policiais militares do batalhão. O deputado foi recepcionado pelos capitães Nairo de Oliveira Cardoso da Silva, chefe do setor de pessoal, e Vitor Marini Souza Azevedo, chefe setor de convênios e contratos, e pelo tenente André Felipe Kovalczkowski, chefe do setor de inteligência e comandante da Rotam - Ambiental.

“Como presidente da Comissão de Meio Ambiente reafirmei o reconhecimento do papel fundamental do Batalhão da Força Verde, não só pelo papel de polícia e de apoio aos órgãos ambientais na fiscalização, mas também pelo que representa para a sociedade na defesa e preservação do meio ambiente”, disse Goura.

O capitão Azevedo explicou que a Força Verde, além de atuar no policiamento ostensivo repressivo e preventivo, também trabalha em cooperação com outros órgãos público que atuam na área. “O principal é com o Instituto Água e Terra (IAT), que concede à Força Verde o poder de autuar as infrações ambientais”, explicou ele.

Unidades de Conservação

Segundo o capitão Nairo, uma das atribuições da Força Verde é o policiamento e fiscalização nas Unidades de Conservação do Paraná. “São 70 UC’s no estado e destas 29 são abertas à visitação. Fazemos o máximo possível para atender as ocorrências. O ideal seria que todas tivessem planos de manejo e detalhassem o que pode e não pode”, informou ele.

“Vamos estudar como podemos fortalecer a atuação do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde principalmente em relação às Unidades de Conservação que recebem visitantes. É preciso que as unidades que recebem visitantes tenham seus planos de manejo atualizados e quando não tiverem, que sejam criados e efetivados”, disse o deputado Goura.

Portaria do CG nº 807/2022 da PMPR

O deputado Goura também informou aos oficiais que o recepcionaram que enviou um requerimento (Nº 3000/2022), com pedido de informações, ao secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, sobre a Portaria do CG nº 807/2022, da PMPR, que regula a transferência e o tempo de classificação de militares estaduais no Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e no Batalhão de Polícia Ambiental “Força Verde” (BPAmb - FV).

“Fomos informados que essa norma limita a permanência dos policiais em apenas quatro anos nos batalhões especializados e impôs o limite de dezoito meses para permanência nessas unidades policiais”, explicou Goura. Ele disse que espera a resposta da SESP em breve.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação