Deputado Michele Caputo conta no Café com Política um pouco da sua história, da sua família e da expectativa de ser avô. Em relação à política, deputado diz ser avesso ao ativismo sendo adepto do consenso e tolerância. Programa vai ao ar na segunda-feira (08) pela TV Assembleia.

05/07/2019 13h00 | por Lilian Chaves

Deputado Michele Caputo (PSDB) é o entrevistado do programa Café com Política da TV Assembleia desta segunda-feira (08).Créditos: Marcus Vinicius Schroeder

O deputado Michele Caputo (PSDB) é partidário da boa conversa e discussões saudáveis. Em tempos de WhatsApp, Facebook, Instagram e outras redes sociais, é normal as pessoas mostrarem rigor quando sua opinião diverge da dos outros. “As mudanças de postura, de atitudes, deveriam ser carregadas de mais consenso e tolerância”, afirmou ele durante entrevista ao programa Café com Política, da TV Assembleia, que vai ao ar nesta segunda-feira (08) após a sessão plenária que tem início às 14h30.

Com 54 anos, casado, com duas filhas, vai ser avô pela primeira vez. Uma das filhas é especial, tem 26 anos e mora com os pais. “Minha filha é uma paixão”. Ele considera muito importante a família e conta que apoia as causas sociais, sejam quais forem.

Descendente de italianos, Caputo diz que cresceu e se criou dentro de uma cozinha, de tanto que os pais gostavam de gente e de comida.

Farmacêutico, há 35 anos fez carreira no Poder Executivo sendo Secretário de Estado e Municipal de Saúde e agora atua como deputado, mas acredita no equilíbrio como a melhor para se exercer a atividade política. “Está difícil fazer política por causa da polarização da esquerda e da direita. As pessoas acabam dirigindo suas opiniões de forma exacerbada. Precisamos de mais equilíbrio e que deixemos o discurso do ódio, de lado.”

Como ele, muitos deputados foram eleitos nesta legislatura pela primeira vez e é importante que a renovação não seja marcada pela condenação ao que já passou. “Erros acontecem, aconteceram e acontecerão e é importante que prevaleça o interesse público. É natural que os novos personagens cheguem e deem suas contribuições sem condenar o que já passou.”

Quando ele se refere a “novos personagens” não tem nada a ver com idade. “Muitos deputados jovens tem ideias velhas e muitos deputados experientes, com quatro ou cinco mandatos, que tem uma postura ética, que sabem respeitar o contraditório”. Para reforçar essa tese, ele cita como exemplo Winston Churchill. “Com 74 anos, ele salvou a Inglaterra e toda a Europa do neofascismo. E com 20 anos, Napoleão Bonaparte colocou fogo em Roma.”

Michele Caputo diz que a Assembleia é lugar para quem gosta de trabalhar. “Acordo cedo todos os dias, lá pelas 05h30. Sei que ganho o salário como deputado dos impostos que os cidadãos pagam e tenho que honrar esse pagamento”.

O programa – O “Café com Política” é uma conversa informal com os deputados, focado nas bandeiras que defendem no Legislativo e ênfase nas experiências que os levaram ao Parlamento. Cotidiano, rotina, as viagens para as bases eleitorais e o dia-a-dia dividido entre a família e os assuntos políticos são a temática principal. O programa com o deputado Michele Caputo vai ao ar nesta segunda-feira (08), após a sessão plenária, e na sequência poderá ser assistido também pelo canal do Youtube do Legislativo: https://bit.ly/2IS2oGL.