Deputado Subtenente Everton quer criar a Frente Parlamentar da Primeira Infância

25/09/2019 16h56 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar

Presidente da Alep, deputado Ademar Traiano, com o deputado estadual Subtenente Everton e a deputada federal Leandre (PV) em conversa sobre o Marco Legal da Primeira Infância.Créditos: Nani Góis/Alep

O deputado Subtenente Everton (PSL) recebeu em Curitiba a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV) que preside a Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância na Câmara dos Deputados. Na oportunidade, eles levaram ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado estadual Ademar Traiano (PSDB), a proposta de criação de uma Frente Parlamentar da Primeira Infância no legislativo estadual. “A primeira infância tem que ser uma prioridade”, destaca Leandre. “Precisamos de alguém na Assembleia para nos representar”, disse.

O presidente da Alep, manifestou a sua solidariedade para com a causa que considera muito importante. “Você está com o deputado certo para isso”, afirmou. “Com uma Frente Parlamentar outros deputados também poderão ser convidados para o trabalho”, disse. O encontro parlamentar foi promissor para a defesa da primeira infância. A Política Integrada da Primeira Infância foi instituída em 2016 pela Lei Federal nº 13.257 do Marco Legal da Primeira Infância, colocando o Brasil na vanguarda da elaboração de leis voltadas à promoção do desenvolvimento humano integral.

O deputado estadual Subtenente Everton que é membro da Comissão da Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência, realizará no dia 4 de novembro, na Assembleia do Paraná, a audiência pública do Marco Legal da Primeira Infância; além do mais está promovendo os seminários "Autismo na Prática" nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa e Francisco Beltrão dias 28 de setembro, 26 de outubro e 23 de novembro, respectivamente. “Existem estudos levantando a hipótese do autismo se tratar de uma questão genética, associada a fatores ambientais; até mesmo a alimentação da gestante poderia ter influência no desencadeamento do distúrbio. Será que não devemos voltar os nossos olhos para outro foco?”, destaca.

A deputada federal Leandre que tem a sua luta por uma saúde de qualidade, por uma primeira infância protegida e por dignidade às pessoas idosas também está organizando dias 12 e 13 de novembro, o 7º Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância que será realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Dias 25, 26 e 27 de setembro o deputado Subtenente Everton cumpre uma agenda de compromissos em Brasília, entre os quais, reafirmar o convite também ao ministro da Cidadania, Osmar Terra para a audiência pública do Marco da Primeira Infância na Alep.

O começo da vida - A Primeira Infância é o período da vida humana considerado mais sensível às influências do meio social e físico. O que a criança vive, sente, vê, experimenta, marca mais profundamente sua personalidade do que em qualquer outra idade.

O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, define criança pelo critério de idade a pessoa de até doze anos; portanto, tal como considera o Estatuto, a infância seria o ciclo que vai do início da vida aos doze anos. Daí em diante, até os 18 anos é a adolescência.

Em decorrência de o desenvolvimento serem distintos em cada fase, ainda existem as denominações: Primeiros mil dias, que seria da concepção até o final do segundo ano de vida; Primeira infância, até seis anos completos e infância até 12 anos. Usa-se, em políticas públicas, outra expressão: Primeiríssima infância, visando à atenção qualificada para os bebês e crianças até três anos. O que aparece na legislação, no entanto, são apenas as expressões Infância e Adolescência; e Primeira Infância, como especificação da Infância. “Nasce uma criança, nasce uma nova oportunidade”.