Deputado Tadeu Veneri cobra segurança para agricultores da Fazenda Curi

19/05/2022 10h23 | por Assessoria parlamentar
Deputado Tadeu Veneri (PT).

Deputado Tadeu Veneri (PT).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Tadeu Veneri (PT).

Representantes de famílias de agricultores, posseiros da Fazenda Curi, localizada na região da Serra da Esperança, em Guarapuava, vieram à Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (18) participar de reunião com o presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania, deputado Tadeu Veneri (PT), para pedir segurança contra as ameaças de violência que estão sofrendo. Veneri está cobrando providências da Secretaria de Segurança Pública para conter a atuação de milícias que estão tentando remover a comunidade da área de cerca de 10 mil hectares, onde as 350 famílias de agricultores vivem e produzem há mais de cinquenta anos.

Estiveram na reunião o presidente da Associação dos Produtores Rurais, Joel Marcos Gross, o procurador do Ministério Público Olympio de Sá Sotto Maior Neto, e representantes do Governo do Estado e da Defensoria Pública. Veneri encaminhou ofício à Secretaria de Segurança e à Chefia da Polícia Civil relatando a situação e requerendo proteção às famílias.

A disputa pela área é antiga e decorre da falta de demarcação adequada. A Comissão de Direitos Humanos realizou com a Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça três audiências públicas com a comunidade para encaminhar o processo de regularização dos terrenos, que estão sendo leiloados. Nas décadas de 40 e 50, as transcrições do imóvel foram passadas a Elias J. Curi, sem este nunca ter exercido a posse. A partir de 1990, as empresas de Curi passaram por problemas financeiros e entraram em falência, e estas transcrições antigas, sem demarcação adequada, foram penhoradas e leiloadas. 

“Não é possível que milícias armadas assumam o papel do poder público em ações de reintegração de posse determinadas pela Justiça”, afirmou Veneri. A reunião da CDHC decidiu também comunicar oficialmente sobre a situação a Defensoria Pública, a Procuradoria Geral de Justiça e o Conselho Permanente dos Direitos Humanos do Paraná, OAB, Prefeitura de Guarapuava e o Arcebispo Metropolitana.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação