Deputado Tercilio Turini propõe título de Paraíso das Serras do Paraná para Cândido de Abreu

03/11/2021 11h10 | por Assessoria parlamentar
Deputado Tercílio Turini (CDN).

Deputado Tercílio Turini (CDN).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Tercílio Turini (CDN).

O município de Cândido de Abreu, na região central do Paraná, poderá receber o título de "Paraíso das Serras do Paraná". É que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei proposto pelo deputado Tercilio Turini (CDN) que oficializa o título à cidade. "É um privilégio para Cândido de Abreu ter tantos atrativos naturais. São paisagens e belos cenários formados por montanhas, morros e toda uma topografia que fazem a cidade ser identificada como Paraíso das Serras. Uma denominação já reconhecida pela população regional, mas ainda não institucionalizada por lei", argumenta o deputado.

Além da homenagem, o projeto de lei vai incluir Cândido de Abreu no Roteiro Oficial do Turismo do Estado do Paraná para fortalecer o município como destino de visitantes e apresentar suas potencialidades nas ações oficiais de divulgação das rotas turísticas paranaenses. "São muitas áreas verdes, rios, ribeirões, cachoeiras, montanhas, trilhas e outras belezas, com possibilidades de passeios, diversão e práticas esportivas. As fontes de água sulfurosa também atraem muita gente para cuidados terapêuticos", destaca o projeto.

O deputado Tercilio Turini cita ainda que no Morro do Cristo os visitantes encontram um local de muita tranquilidade e paz, ideal para orações e meditação. É um ponto turístico conhecido pela comunidade católica, fazendo de Cândido de Abreu também um destino de peregrinação. "A paisagem de toda a região observada desde o mirante é espetacular", comenta.

O projeto informa também que pelas condições favoráveis da topografia, Cândido de Abreu tem no Morro do Paraíso uma rampa para apaixonados pelo voo livre, parapente e asa delta. Há ainda as opções de esportes aquáticos nos rios, rapel e caminhadas pelas trilhas às margens do Rio Ivaí. Dos quase 600 quilômetros por onde passa, cerca de 200 km do Ivaí banham o território de Cândido de Abreu.

O deputado lembra que registros históricos apontam Cândido de Abreu como berço do cooperativismo no Brasil: em 1847 instalou-se ali a vila agrícola de um grupo de franceses com ideias humanistas e experiências cooperativistas. Pelo apoio da então Imperatriz do Brasil, Dona Teresa Cristina, a localidade leva o nome da esposa de Dom Pedro II.

A denominação Paraíso das Serras além de identificar carinhosamente a cidade, que está a uma altitude de 540 metros, é o nome de diversos estabelecimentos comerciais. "Nada mais justo em oficializar por lei estadual", reforça o deputado estadual Tercilio Turini, acrescentando que a proposição atende solicitação do prefeito Renan Menck Romanichen, do vice-prefeito Newton Rodrigo Kudreck de Souza, do vereador Gilmar Boreschi e de lideranças comunitárias como Nei Mazurok.