Deputado Tercilio Turni (PSD) entrega homenagem a neurocirurgião do HU de Londrina Votos de Congratulações e Diploma de Menção Honrosa ao médico Alexandre Casagrande Canheu foram aprovados na Assembleia.

13/03/2023 12h49 | por Assessoria Parlamentar
O médico homenageado Alexandre Canheu (à dir.), a superintendente do HU de Londrina, Vivian Feijó, e o deputado estadual Tercilio Turini.

O médico homenageado Alexandre Canheu (à dir.), a superintendente do HU de Londrina, Vivian Feijó, e o deputado estadual Tercilio Turini.Créditos: Divulgação / Comunicação HU Londrina

O médico homenageado Alexandre Canheu (à dir.), a superintendente do HU de Londrina, Vivian Feijó, e o deputado estadual Tercilio Turini.

O deputado estadual Tercilio Turini (PSD) entregou Votos de Congratulações e Diploma de Menção Honrosa ao neurocirurgião pediátrico Alexandre Casagrande Canheu, em visita ao Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A homenagem aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná é um reconhecimento ao médico que desenvolve trabalho exemplar pela saúde das crianças, com muitos resultados positivos e toda atenção aos familiares.

Em fevereiro, o profissional ganhou projeção internacional ao ser condecorado, em São Paulo, pelas Forças Internacionais de Paz da ONU com a Medalha Colar da Ordem do Mérito das Forças de Paz do Brasil. O trabalho na neurocirurgia pediátrica envolve casos complexos e o HU de Londrina é o único que oferece no Paraná que oferece pelo SUS cirurgias feitas pelo médico. "

Se não operadas no tempo certo, as crianças normalmente apresentam atraso motor e cognitivo, perda visual e até podem chegar a óbito", relatou Alexandre Canheu. Ele destacou o apoio da direção do HU num procedimento que é caro e muitas vezes envolve inclusive ordem judicial para ser executado.

A superintendente do HU, Vivian Feijó, agradeceu ao deputado pelo reconhecimento e destacou a importância de o hospital contar com profissional tão competente e destacado como o doutor Alexandre, que contribui muito no movimento por serviços de excelência na saúde pública. "O HU está em ascensão também porque recebe respaldo político", afirmou a gestora. "Estou há 10 anos no HU e vejo sua relevância como difusor de ideias e de boas causas", complementou o homenageado.

Alexandre Canheu é formado em Medicina pelo Hospital das Clínicas de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), fez especialização em Neurocirurgia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto, e depois fellowship em Neurocirurgia Pediátrica numa renomada instituição de Berlim, Alemanha (Universitats Medizin Charitè, em 2011). Realizou estágios em diversos serviços de excelência na Europa e é membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica. 

"Tenho um carinho muito grande pelo HU, passei praticamente toda minha vida profissional dentro do hospital. É muito bom ver um médico como o doutor Alexandre atendendo aqui em cirurgias difíceis que exigem precisão e técnica. Essa homenagem que aprovei na Assembleia Legislativa é extensiva aos profissionais das áreas de saúde que acompanham os procedimentos na neurocirurgia pediátrica e à toda equipe do HU", declarou o deputado Tercilio Turini, parabenizando o médico por elevar o prestígio da Medicina do Paraná.

Em recente declaração à imprensa, Alexandre Canheu comentou sobre o seu sentimento e de sua equipe: "O que motiva a continuar fazendo o trabalho é que as crianças se recuperam muito rápido. Quando você consegue ajudar na inclusão delas na sociedade e vê a família vibrar, a recompensa é muito grande. Criança foi feita para brincar, para ser feliz, e não para sentir dor”, declarou.

Também participaram a diretora de enfermagem Iara Secco, diretora administrativa Daiane Cardoso, diretor do centro cirúrgico Otávio Fan a vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) professora Carrie Galvan, outras gestoras da área de saúde e administrativas do HU.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação