Deputados aprovam voto de congratulações pelos 100 anos da Sociedade Ucraniana do Brasil

11/07/2022 17h26 | por Diretoria de Comunicação com assessoria
Deputados aprovam voto de congratulações pelos 100 anos da Sociedade Ucraniana do Brasil.

Deputados aprovam voto de congratulações pelos 100 anos da Sociedade Ucraniana do Brasil.Créditos: Prefeitura de Curitiba

Deputados aprovam voto de congratulações pelos 100 anos da Sociedade Ucraniana do Brasil.

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta segunda-feira (11), requerimento que registra na ata de trabalho do Legislativo o "voto de congratulações" pelos 100 anos de fundação da Sociedade Ucraniana do Brasil (Subras).

A sociedade foi fundada em 7 de julho de 1922 no Distrito de Dorizon, em Mallet, sob a denominação de União Ucraína do Brasil, transferiu-se, em 28 de fevereiro de 1923 para União da Vitória, de onde, no ano de 1934 veio para Curitiba, incorporando então o Patrimônio e os sócios da Sociedade Taras Chevtchenko, fundada em 1908.

No início, objetivava o apoio aos recém imigrantes que se instalavam na região de Mallet e União da Vitória e depois se espalhavam para outras cidades do Paraná.

A Subras tem sua atuação através de departamentos como organização feminina, grupo folclórico Barvinok (91 anos), escola do sábado, museu e coral. Atualmente, a sociedade é presidida por Felipe Oresten.

“Sem qualquer fim lucrativo, a sociedade tem por objetivo primordial a congregação cívica, moral e intelectual, a preservação e o desenvolvimento da cultura ucraíno-brasileira, a recreação dos sócios e a prestação de assistência social aos ucranianos mais carentes”, diz o requerimento.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação