Deputados aprovam voto de pesar pelo falecimento de João Lopes, o Bicho do Paraná Requerimento foi apresentado pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Luiz Fernando Guerra (PSL) e apoiado por todos os deputados.

18/05/2020 16h34 | por Jaime S. Martins
O cantor e compositor João Lopes em 2015 durante participação do programa Política & Viola da TV Assembleia

O cantor e compositor João Lopes em 2015 durante participação do programa Política & Viola da TV AssembleiaCréditos: Bruno Zotto

O cantor e compositor João Lopes em 2015 durante participação do programa Política & Viola da TV Assembleia

O cantor e compositor João Lopes em 2019 participou do programa Assembleia no Ar produzido pela TV Assembleia.Créditos: Marco Antonio Felipak

O cantor e compositor João Lopes em 2019 participou do programa Assembleia no Ar produzido pela TV Assembleia.

Os deputados estaduais aprovaram durante a sessão plenária remota da Assembleia Legislativa do Paraná desta segunda-feira (18) um requerimento com votos de pesar pelo falecimento do músico e compositor paranaense, João Lopes, que ficou conhecido como o “Bicho do Paraná”.

O requerimento, apresentado inicialmente pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Luiz Fernando Guerra (PSL), foi apoiado por todos os demais deputados estaduais. Durante a sessão, o deputado Arilson Chiorato (PT) solicitou ao presidente Ademar Traiano (PSDB) que o voto de pesar fosse expedido pela Assembleia Legislativa do Paraná. Chiorato lembrou que o músico nasceu na cidade de Califórnia e  “promoveu a música símbolo do Paraná, um patrimônio cultural e musical do nosso estado”.

 O presidente Traiano disse a Mesa Executiva e todos os deputados enviam voto de condolência à família e que João Lopes “foi uma pessoa que marcou época no nosso estado do Paraná pela sua música. Levando o nome do Paraná para todo o país”.

O músico João Lopes faleceu nesta segunda-feira, aos 69 anos, em Curitiba. Ele estava fazendo tratamento de câncer de pulmão.

O cantor, por duas oportunidades, participou de programas na TV Assembleia. Em 2015, a convite do deputado Plauto Miró (DEM) esteve na estreia do programa Política & Viola, onde pode cantar alguns de seus sucessos, como a canção 'Bicho do Paraná', composta por ele e que exalta o orgulho de ser paranaense. Em 2019, em uma de suas últimas entrevistas, participou do programa Assembleia no Ar, quando contou um pouco sobre sua trajetória na música e a forma como ouviu pela primeira vez a música ‘Bicho no Paraná’ em uma campanha publicitária. “Essa música foi do meu primeiro disco (lançado em 1981). Dali 5 anos essa música entrou no ar numa campanha turística inicialmente que o banco Bamerindus estava patrocinando. Depois, a campanha se estendeu, foram 13, 14 anos de campanha”, lembrou. “Estava alguns anos afastado da música. Quando soube que ia entrar no ar essa campanha. Ouvi minha música pela primeira vez. Eu estava no meio do mato, lá no interior do Paraná. Eu ouvi e vi pela televisão só aquela vinhetinha do trenzinho de Paranaguá e a campanha entrou no ar e foram 13 anos de muita felicidade, muita alegria, muita gente, o Paraná colocou muita gente no mundo todinho para contar dos seus projetos e apresentar seus talentos”.

Os programas da TV Assembleia que tiveram a participação do músico João Lopes podem ser assistidos nos links abaixo:

Política & Viola

Parte 1 - https://youtu.be/E-6nrHEsYQo

Parte 2 - https://youtu.be/zBfsPtzLCHs

Assembleia no Ar

https://youtu.be/V21jX_6RWEc

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação