Deputados participam de liberação de recursos para 51 municípios das regiões Norte e Noroeste Evento reuniu prefeitos paranaenses e marcou o encerramento das atividades do Governo e da Assembleia Legislativa em Maringá; foram liberados mais de R$ 30 milhões.

20/05/2019 16h50 | por Jaime S. Martins

Em Maringá, deputados e prefeitos participaram da liberação de recursos anunciada pelo governador Ratinho Junior.Créditos: Orlando Kissner/ALEP.

O último evento da interiorização dos Poderes Legislativo e Executivo em Maringá, durante a 47ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá e 24ª Internacional – Expoingá, aconteceu na manhã desta sexta-feira (17), quando foram liberados mais de R$ 30 milhões, entre homologações e autorizações de licitação para compra de equipamentos e maquinário, melhorias no abastecimento de água de áreas rurais, recuperação asfáltica, reparos de colégios, para 51 municípios das regiões Norte e Noroeste do Paraná.

Os deputados estaduais que atendem os municípios da região participaram do evento e destacaram o momento importante de abertura do Governo com diálogo com os prefeitos e deputados.  “Essa aproximação é importantíssima, às pessoas sentem a presença da Assembleia e do Governo na região”, ressaltou o deputado Evandro Araújo (PSC).  O deputado Dr. Batista (PMN) destacou a boa interlocução que o governador Carlos Massa Ratinho Júnior tem em Brasília com o presidente da República e todos os senadores. “O governador Ratinho vai marcar a história. Nossos deputados honram na Alep, na base do governador, o pedido de todos os prefeitos e vereadores para termos um Paraná cada vez melhor”.

O deputado Do Carmo (PSL) ressaltou a importância dos Poderes estarem cada vez mais próximos da comunidade. “Os deputados de Maringá ficaram lisonjeados com a postura do presidente da Casa em trazer a estrutura da Assembleia junto com o governo do Estado. Isso estabelece uma ligação com as pessoas da comunidade que não tem oportunidade de estar em Curitiba. Estamos a 400 km e é muito bom as pessoas terem os deputados por perto.” Discurso reforçado pelo deputado Delegado Jacovós (PR). “A presença do governador, a instalação do governo foi para prestigiar Maringá e a distribuição de recursos para a região é muito importante”.

Aproximação – Para o deputado Tião Medeiros (PTB) a presença das estruturas do Governo e da Assembleia “é sinal de respeito, a aproximação com a população mostra preocupação com o que acontece nos municípios. O deputado tem um papel legislativo, mas também tem o papel de representar a região que o elegeu, fazer a aproximação com o governo”. Opinião compartilhada pelo deputado Soldado Adriano (PV). “Essa data fica marcada para os municípios, uma data importante, para várias demandas da região será dado seguimento depois da instalação do governo em Maringá”.

Já o deputado Arilson Chiorato (PT), afirmou que todas as iniciativas a favor dos paranaenses devem ser apoiadas por todos, inclusive pela oposição. “Eu sou da região, nascido em Ourizona, aqui do lado, e não poderia deixar de participar desse momento e elogiar a atitude de diálogo com os municípios e também fazer uma deferência a todas as ações positivas. Eu sou da oposição, serei sempre oposição política, mas as pautas importantes que são positivas para o estado têm o meu apoio”.

Municipalista – Segundo o deputado Alexandre Curi (PSB), a prática do municipalismo tem contribuído para que o Governo consiga atender de forma adequada as demandas de cada cidade. “É preciso chegar e conversar, ouvir os prefeitos, ir até o município, ouvir a demanda da população para que a gente possa fazer uma liberação de recursos como essa, de forma diferenciada. Aqui nós temos um recurso destinado para cada município de acordo com o que o município precisa”.

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, agradeceu a presença do governador, dos secretários de Estado e deputados na interiorização que considerou “extremamente positiva para todos os municípios da região”. Maia falou ainda das liberações recebidas que tem garantido o recape do Contorno Sul e agora recebeu mais recursos para o recape asfáltico. “Obrigado por essa sensibilidade, governador, por estar próximo dos prefeitos e das pessoas”.

Aliança – O governador Carlos Massa Ratinho Júnior disse da alegria de fazer de Maringá a capital do estado. “Foram três dias de muito trabalho em que os prefeitos aproveitaram para conversar com os secretários para trazer as demandas e também projetos e soluções”. O governador fez um balanço das ações do governo até o momento e de projetos que serão lançados nos próximos dias, como obras em rodovias e também um plano de fortalecimento da aviação no Paraná. Também destacou a atuação dos deputados na defesa dos municípios e na parceria com o governo. “Os deputados têm nos ajudado muito na Assembleia. Essa liberação de recursos não aconteceria se não tivesse o apoio dos deputados. A Assembleia tem sido parceira. Prefeitos, falem com os deputados porque eles que colocam dinheiro no orçamento para que possamos liberar recursos para vocês. É fundamental essa aliança com os deputados”.

Participaram do evento os deputados Delegado Jacovós (PR), Do Carmo (PSL), Alexandre Curi (PSB), Dr. Batista (PMN), Arilson Chiorato (PT), Soldado Adriano José (PV), Anibelli Neto (MDB), Tião Medeiros (PTB), Evandro Araujo (PSC) e Tiago Amaral (PSB).