Deputados participam de reunião para discutir implantação do programa Cartão Social, do transporte público

19/08/2020 13h44 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Reunião no Palácio Iguaçu debateu o programa Cartão Social do transporte coletivo que está em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná.

Reunião no Palácio Iguaçu debateu o programa Cartão Social do transporte coletivo que está em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Veruska Barison

Reunião no Palácio Iguaçu debateu o programa Cartão Social do transporte coletivo que está em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputados estaduais participaram, nesta quarta-feira (19), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, de uma reunião com o chefe da Casa Civil, Guto Silva, e representantes de empresas do transporte público e do DER. A reunião foi para falar sobre o projeto do Governo do Estado que pretende criar o programa “Cartão Social” para o transporte da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e está em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná.

Segundo a proposta, o Estado compraria antecipadamente créditos das empresas de transporte que operam entre Curitiba e as cidades da região metropolitana. Esses créditos seriam distribuídos a desempregados e pessoas em situação de vulnerabilidade inscritas nos programas sociais do Governo Federal.

O vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), disse que a intenção dos deputados é estender esse benefícios aos moradores de outras regiões do estado. “Estamos defendendo que o programa se estenda para Londrina e Maringá também”, explicou o deputado Cobra Repórter. 

A proposta de criação do cartão social para pagamento da tarifa em outras regiões do Estado será analisada por técnicos e representantes das empresas, para ser transformado em projeto de lei a ser enviado para a Assembleia Legislativa, como relatou o deputado Tercílio Turini (CDN), também presente na reunião.

“Como será votado projeto para atender o transporte coletivo de Curitiba, queremos o mesmo tratamento para as regiões metropolitanas de Londrina, Maringá e Cascavel. Muita gente tem dificuldade para pagar a tarifa de ônibus e a tendência é a situação piorar com a quantidade de pessoas desempregadas. O subsídio no formato de voucher aos mais necessitados pode contribuir, por exemplo, para que possam usar o transporte nos deslocamentos em busca de emprego”, diz o deputado Tercilio Turini.

Para ele, é importante que a comissão técnica formada por técnicos do DER, das empresas e das coordenadorias de regiões metropolitanas conclua o estudo com rapidez. “O projeto precisa ser enviado o quanto antes para votação na Assembleia, garantindo a Londrina, Maringá e Cascavel as mesmas condições de subsídio apresentadas para Curitiba”, afirma Tercilio Turini.

Também estiveram na reunião os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), Tiago Amaral (PSB) e Gugu Bueno (PL). Também participaram representantes do DER, Elizabeth Bozza e Alexandre Fernandes, diretores das empresas TIL (Londrina) e Cidade Verde (Maringá), Paulo Bongiovanni e Alberto Crepaldi, além do dirigente da Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba, Gilson Santos.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação