Deputados pedem esclarecimentos sobre suspensão do concurso

24/02/2021 15h00 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Delegado Recalcatti (PSD).

Deputado Delegado Recalcatti (PSD).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Delegado Recalcatti (PSD).

O deputado Delegado Recalcatti (PSD) encaminhou requerimento ao governo estadual solicitando esclarecimentos sobre a repentina suspensão do concurso público para a Polícia Civil do Paraná, ocorrida na madrugada de domingo, horas antes da aplicação das provas. Entre outros questionamentos, o parlamentar quer saber se há previsão de retomada do processo seletivo e de quando as novas provas serão aplicadas. Ele também pede para que as provas de cada categoria ocorram em datas distintas.

Delegado Recalcatti manifestou preocupação com a situação dos candidatos que sofreram muitos transtornos com a decisão do cancelamento, anunciada às 5h42min do último domingo. “Metade dos inscritos veio de outros estados e teve de gastar com transporte e hospedagem”, disse ele. “Encaminhei este requerimento para esclarecer como o governo pretende proceder em relação ao concurso a partir de agora e quais os procedimentos legais a serem tomados em relação à UFPR”, explicou.

No documento, o deputado lembrou que, em setembro de 2019 (antes da pandemia de Covid-19), encaminhou ao governo estadual um pedido para que as provas para as 300 vagas de investigador, 50 de Delegado e 50 de papiloscopistas ocorressem em datas diferentes. “Na época, o objetivo de proporcionar oportunidade para os candidatos que quisessem concorrer a mais de um dos três cargos”, disse. “Mas agora a medida é necessária para a segurança sanitária”, completou.

A realização das provas em datas distintas havia sido acatada pela comissão organizadora do concurso. Em dezembro de 2019, porém, o Conselho da Polícia Civil voltou atrás e decidiu realizar as três provas numa única data sob a alegação de redução de custos. No ofício, o parlamentar pede ainda informações sobre eventuais medidas já adotadas no sentido de responsabilizar os culpados pelo cancelamento das provas.

Questionamentos – Nesta semana outros deputados também enviaram questionamentos ao Governo do Estado sobre a suspensão das provas do concurso da Polícia Civil.

O deputado Soldado Fruet (PROS) protocolou envio de expediente ao delegado geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach, pedindo explicações sobre o ocorrido e também as providências que serão tomadas em relação à suspensão das provas do concurso para as funções de delegado, investigador e papiloscopista.

O deputado Do Carmo (PSL), juntamente com os deputados Requião Filho (MDB) e Rodrigo Estacho (PV), protocolou pedido de informações ao secretário da Administração e Previdência, Marcel Micheletto, sobre a suspensão da prova e, principalmente, quais as providências que serão tomadas junto ao NC-UFPR para o ressarcimento dos prejuízos suportados pelos 106.332 candidatos inscritos. “Não vamos aceitar essa desorganização que prejudicou tantas pessoas passivamente’, completou Do Carmo.

Outro pedido de informações foi protocolado pelo deputado Arilson Chiorato (PT), também ao secretário de Administração e Previdência e ao secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, coronel Rômulo Marinho Soares, questionando o motivo de terem mantido as provas para o último domingo mesmo com a manifestação da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e Recomendações da DPE/PR e do MPT pelo adiamento da prova objetiva por "representar risco à segurança sanitária dos participantes e habitantes da Curitiba"?; Quais providências serão adotadas para apuração de responsabilidades pelos envolvidos na organização do concurso, diante da não fiscalização prévia e adoção das medidas sanitárias preventivas?; e Serão previstos ressarcimentos ou alguma medida indenizatória aos inscritos?

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação