Deputados votam na quarta-feira (15) a PEC que extingue aposentadoria de ex-governador O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), disse que quer “zerar o assunto”; informou que a matéria será o primeiro tema da pauta da sessão, que começa às 9h30.

14/05/2019 18h07 | por Diretoria de Comunicação
O presidente da ALEP, deputado Ademar Traiano (PSDB), disse que quer zerar o assunto e informou que a matéria será o primeiro tema da pauta.

O presidente da ALEP, deputado Ademar Traiano (PSDB), disse que quer zerar o assunto e informou que a matéria será o primeiro tema da pauta.Créditos: Nani Gois/Alep

O presidente da ALEP, deputado Ademar Traiano (PSDB), disse que quer zerar o assunto e informou que a matéria será o primeiro tema da pauta.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deputado Ademar Traiano (PSDB), confirmou nesta terça-feira (14), que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a aposentadoria dos ex-governadores será votada na sessão plenária desta quarta-feira (15). “A Comissão Especial da Assembleia aprovou o relatório que está pautada para esta quarta-feira e será o primeiro item da pauta. Quero zerar este assunto com a maior brevidade possível”, disse Traiano.

Segundo o deputado, a instalação do Governo em Maringá, evento previsto para às 18 horas desta quarta-feira, não deve atrapalhar a votação da matéria. “Compromisso de deputado é estar na sessão plenária. A instalação do Governo em Maringá será amanhã, mas ele fica lá até sábado, não vejo razão para adiar a votação por esse motivo. Eu já havia avisado que, tão logo a comissão aprovasse seu parecer, pautaria essa matéria”.

Relatório – A Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 01/2019, que acaba com a aposentadoria dos ex-governadores, aprovou na manhã desta terça-feira (14) o parecer favorável do relator, deputado Cobra Repórter (PSD), ao texto original e à emenda apresentada com o apoio de 32 parlamentares. O parecer foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares membros da comissão. A PEC, de autoria do Poder Executivo, revoga o § 5º do art. 85 da Constituição do Estado do Paraná, que estabelece o pagamento de subsídio mensal e vitalício para quem tiver exercido em caráter permanente o cargo de governador do Estado. Já a emenda prevê a extinção do pagamento do subsídio mensal e vitalício a ex-governadores ou a suas viúvas. São necessários 33 votos para aprovar a matéria em Plenário no primeiro e segundo turno de votação (Leia reportagem no site).

Expoingá – Por decisão do Plenário a sessão ordinária desta quarta-feira (15) foi antecipada e será realizada no período da manhã, iniciando às 9h30. Isto porque entre os dias 15 e 17 de maio a Alep marcará presença em Maringá, durante a 47ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá e 24ª Internacional – Expoingá. Assim como aconteceu no mês de abril, durante a ExpoLondrina, a Alep terá um stand montado para atender aos prefeitos, lideranças, empresários e a população e também para apresentar iniciativas de sucesso do legislativo paranaense, como o aplicativo Agora é Lei no Paraná (Leia reportagem no site).

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação