Dia do Exército é celebrado com homenagens e abertura de exposição Sessão proposta pelo deputado Subtenente Everton (PSL) reuniu praças e oficiais. Eles lembraram a criação da instituição que surgiu em 1822 com o intuito de proteger a nação.

15/04/2019 19h34 | por Trajano Budola

Sessão solene proposta pelo deputado Subtenente Everton (PSL) reuniu praças e oficiais. Créditos: Orlando Kissner/ALEP.

Autoridades participaram da solenidade que aconteceu no Plenário da Assembleia.Créditos: Orlando Kissner/ALEP.

Autoridades participaram da solenidade que aconteceu no Plenário da Assembleia.

O Dia do Exército foi comemorado no início da noite desta segunda-feira (15) na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Uma sessão solene no Plenário da Casa celebrou os 371 anos da instituição, oficialmente criada em 19 de abril de 1822 para proteger o território e a nação brasileira. O evento, uma proposta do deputado Subtenente Everton (PSL), contou ainda com a abertura de uma exposição de artefatos militares que permanece no Espaço Cultural até quarta-feira (17).

“Nada mais justo que esta homenagem, relembrar mais um aniversário de uma instituição forte, com valores consolidados, que sempre trabalhou para a nação brasileira”, afirmou o deputado, único representante das Forças Armadas a assumir atividades parlamentares no Paraná. 62 praças e oficiais da instituição – um dos braços das Forças Armadas Brasileiras – receberam votos de congratulação e títulos de menção honrosa pelos serviços prestados em benefício da população e da soberania do Brasil.

Cidadania – Subtenente Everton destacou as ações do Exército Brasileiro, como levar educação às populações mais distantes, garantindo alimentação e apoio médico, além de construir pontes e estradas. Falou ainda do fato da instituição levar água ao Nordeste com a Operação Pipa e colaborar na transposição do Rio São Francisco. Afirmou do apoio a comunidades carentes do Norte com serviços nas eleições que garantem o processo democrático, bem como atos humanitários, tal qual receber os vizinhos venezuelanos na fronteira. O deputado listou ainda a proteção ao pantanal, na região Centro-Oeste, o combate ao crime organizado no Sudeste e as operações Pampa e Fronteira Sul na região Sul.

De acordo com o comandante da 5ª Divisão de Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva “o Exército tem uma grande integração com o povo paraense, somos mais de 154 mil militares na região, com militares espalhados em todo o estado”, explicou. “O Exército é o povo de farda, estamos integrados com os brasileiros. Temos bases compostas por gente de todo Brasil. Nossa instituição é moderna e formada por paranaenses que estiverem na ação humanitária no Haiti, nas forças de pacificação e da intervenção Federal no Rio de Janeiro e trabalhando durante a greve dos caminhoneiros”, contou o general. Os 60 anos do Colégio Militar de Curitiba foram celebrados também durante a solenidade, com entrega de menções honrosas a professores e alunos.

Fizeram parte da mesa de honra ainda o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB); o general de Brigada Alessio Oliveira da Silva, comandante da 5º Região Militar; o secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Luiz Felipe Kraemer Carbonell; o tenente coronel Guilherme Ribeiro Martins, do Centro Integrado de Defesa Aérea – Cindacta II; o diretor do Colégio Militar de Curitiba, coronel Guilherme Azambujado Carrilho Rego; o adjunto de comando da 5ª Região Militar, subtenente Sandro Marcos Jacinto; o adjunto de comando da 5ª Artilharia Divisionária, 1º sargento Robson dos Santos Foltran; e o prefeito de Loanda, Sargento Santos.

Exposição – Ainda nesta segunda-feira, após o término da sessão solene, foi aberta a exposição de artigos militares no Espaço Cultural da Alep em homenagem à Semana do Exército. Estão na mostra equipamentos como barracas, fardamento, equipamentos de comunicações, banners, fotos e uma motocicleta Harley Davidson Road King Police, do Operacional do Pelotão de Escolta e Guarda utilizada pela polícia do Exército em comboios militares e de autoridades.

Data – Comemorado em 19 de abril, o Dia do Exército lembra a Batalha dos Guararapes em 1648, em Pernambuco, celebra o espírito patriótico brasileiro e enaltece seu patrono Luiz Alves de Lima e Silva, conhecido por Duque de Caxias. O episódio reuniu brasileiros de diferentes etnias com o mesmo sentido patriótico que, pela primeira vez, combateu a dominação holandesa. Oficialmente, o Exército Brasileiro foi criado em 1822, como um órgão subordinado ao Ministério da Defesa.

O Exército Brasileiro é um dos três braços das Forças Armadas Brasileiras, ao lado da Marinha e da Aeronáutica. A estrutura da instituição compreende armas, quadros e serviços, como infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações, material bélico, intendência e serviço de saúde. A missão é contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento e o bem-estar social.