Dia do Exército será lembrado com homenagens e uma exposição Mostra será instalada no Espaço Cultural e exibirá fardamentos, equipamentos de comunicações, banners, fotos e uma moto Harley Davidson Road King Police.

11/04/2019 10h46 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Sessão solene acontece por iniciativa do deputado Subtenente Everton.

Sessão solene acontece por iniciativa do deputado Subtenente Everton. Créditos: Orlando Kissner/ALEP.

Sessão solene acontece por iniciativa do deputado Subtenente Everton.

A força e a presença do Exército Brasileiro como entidade de proteção do território e da nação brasileira serão celebradas na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), por iniciativa do deputado Subtenente Everton (PSL). Na segunda-feira (15), acontece uma sessão solene e a abertura de uma exposição militar em homenagem ao Dia do Exército, celebrado em 19 de abril. “É uma honra poder homenagear a instituição a qual pertenço e que muito tem contribuído com o nosso país”, disse o deputado.

Durante a sessão solene, às 19h, no Plenário da Casa de Lei, aproximadamente 60 militares entre oficiais e praças serão homenageados com a entrega de certificados de votos de congratulações com menção honrosa. “Com essa singela homenagem queremos homenagear os militares do Exército Brasileiro que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à instituição e ao nosso país”, explicou o deputado.

Após a solenidade, acontece a abertura de uma exposição militar em homenagem a “Semana do Exército” com a exibição de materiais militares como barracas, fardamento, equipamentos de comunicações, banners, fotos e uma motocicleta Harley Davidson Road King Police, do Operacional do Pelotão de Escolta e Guarda utilizada pela polícia do Exército em comboios militares e de autoridades.  A exposição será instalada no Espaço Cultural e poderá ser visitada até o dia 17, entre as 9 e as 18h.

19 de abril De acordo com o deputado, celebrado em 19 de abril, o Dia do Exército visa lembrar a Batalha dos Guararapes, que ocorreu naquela data em 1648, em Pernambuco, destacar o espírito patriótico brasileiro e enaltecer seu patrono Duque de Caxias, conhecido como Luiz Alves de Lima e Silva. Neste episódio, um grupo de brasileiros, de diferentes etnias, mas com o mesmo sentido patriótico, se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa.

Oficialmente, o Exército Brasileiro foi criado em 1822, como um órgão subordinado ao Ministério da Defesa. O Exército Brasileiro é um dos três braços das Forças Armadas Brasileiras, assim como a Marinha e a Aeronáutica. E dentro da instituição temos armas, quadros e serviços e, entre eles: infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações, material bélico, intendência e serviço de saúde. E tem como missões: contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social.

 

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação