Dia Estadual do Coritiba foi celebrado pela primeira vez na segunda-feira, dia 12 de outubro Projeto de lei apresentado pelo deputado Luiz Fernando Guerra na Assembleia Legislativa do Paraná foi sancionado pelo Governo do Estado e oficializa a data no calendário de comemorações oficiais do Estado.

13/10/2020 13h26 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

Aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo Governo do Estado na forma da lei nº 20.173 no mês de abril, o Dia Estadual do Coritiba Foot Ball Club foi celebrado pela primeira vez na segunda-feira (12). A proposta que criou a data foi apresentada pelo deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL) na Assembleia Legislativa do Paraná e visa homenagear o clube que, neste dia, comemorou 111 anos de fundação.

O clube alviverde é o mais antigo do Estado e foi a primeira equipe paranaense a sagrar-se campeã brasileira de futebol em 1985, vencendo nos pênaltis o time do Bangu, no Estádio do Maracanã lotado com mais de 91 mil pagantes. O Coritiba também foi a primeira equipe estadual a participar da Copa Libertadores da América, no ano de 1986.

Depois de ter conquistado por 38 vezes o título de campeão paranaense, ter chegado duas vezes à final da Copa do Brasil (2011/2012) e ter entre seus títulos o de duas vezes campeão do Brasileiro Série B (2007 e 2010), a trajetória do Coritiba está sendo reconhecida oficialmente pelos Poderes Públicos, com a inclusão no calendário oficial de celebrações o Dia Estadual do Coritiba Foot Ball Club.

O “Glorioso” (como é conhecido carinhosamente pelo número de conquistas) é o clube que mais tem títulos no Paraná. São cerca de 1.200 troféus em sua famosa galeria que pode ser visitada no Estádio Couto Pereira, no bairro Alto da Glória, em Curitiba. A importância da fundação do Coritiba teve impacto, inclusive, para a criação de outras equipes de futebol pelo Estado, fomentando a prática esportiva e, consequentemente a economia, contribuindo para elevar o nome do Paraná no cenário esportivo nacional e internacional.

O clube também incentiva iniciativas que impactam positivamente a vida de diversos cidadãos, seja no apoio a projetos que resgatam jovens através do esporte, ou mesmo com a atuação no programa “Coritiba Retribui” que promove ações sociais com o objetivo de atender entidades de Curitiba e do Paraná. Por meio dele o Coxa realiza visitas em hospitais, escolas, instituições de caridade e organiza eventos e ações solidárias para arrecadar fundos para diversas entidades.

“A trajetória do Coritiba é marcada pelo amor de sua torcida, pelas suas conquistas históricas, pelo respeito adquirido no cenário esportivo nacional e pela certeza de que terá vida longa. Sem dúvida a celebração do Dia Estadual do Coritiba neste ano, juntamente com os seus 111 anos de fundação, está sendo uma festa em dobro”, destaca o deputado Guerra.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação