Direitos à pessoa com deficiência precisam avançar no Paraná, diz Michele Caputo

22/09/2021 09h18 | por Assessoria parlamentar

Deputado Michele Caputo (PSDB) em reunião com integrantes do projeto LIA - Lazer, Inclusão e Acessibilidade.Créditos: Marcus Vinicius Schroeder

O deputado Michele Caputo (PSDB) destacou, nesta terça-feira (21) durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, os avanços conquistados e apontou os desafios que ainda precisam ser vencidos. "É um dia extremamente importante porque a luta da pessoa com deficiência vai além da acessibilidade. Há desafios importantes com relação à empregabilidade, e a vencer preconceitos e barreiras para que a pessoa com deficiência possa de fato exercer em sua plenitude a cidadania", disse.

Um dos avanços é o projeto de lei de autoria do deputado e que tramita na Assembleia que garante a instalação de equipamentos desenvolvidos também para pessoas com deficiência nos parques e praças públicas do Paraná, incluindo a acessibilidade do local, para assegurar às crianças com deficiência a mesma possibilidade das demais crianças de usufruir do espaço público.

"Do ponto de vista do arcabouço jurídico muita coisa já foi construída no Brasil em termos de legislação, mas é preciso políticas públicas, é preciso que se trabalhe ativamente para que isso tudo aconteça. São milhões de brasileiros nessa condição", completou Michele Caputo.

O Brasil tem mais de 17,3 milhões de pessoas com deficiência, segundo o IBGE, o que representa 8,4% da população brasileira acima de 2 anos. No Paraná, ainda de acordo com o IBGE, são 2,2 milhões de pessoas com deficiências. O Estado mantém o apoio técnico e financeiro a 262 serviços que atendem pessoas com deficiências em todas as regiões. São escolas, centros de reabilitação e principalmente APAES. Mensalmente são repassados R$ 3,8 milhões às instituições.