Dr. Antenor chega à Assembleia Legislativa com a experiência de vereador por três mandatos Médico e ativista cultural, o guarapuavano quer fazer de seu gabinete no parlamento estadual a amplificação das vozes dos povos excluídos do centro paranaense.

15/12/2022 12h00 | por Trajano Budola

Dr. Antenor chega à Assembleia Legislativa com a experiência de vereador por três mandatos.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Com a experiência da vereança em Guarapuava por três mandatos, o deputado estadual eleito, Dr. Antenor (PT), chega à Assembleia Legislativa do Paraná com a expectativa da construção do poder popular. “Venho de uma formação política abrangente no que diz respeito à participação de nosso povo”, diz o clínico geral que tem a medicina como formação e profissão.

“Quando comecei a militar, mesmo como médico, fui até os grupos de base que estudam política nos bairros de Guarapuava. Levava música, dança e sempre com a população pude construir meus mandatos”, explica. De acordo com ele, o parlamento deve ter a representatividade popular que é ouvida pelos deputados nas ruas.

“A voz da dor, a voz da necessidade, precisamos representar tudo isso. Foi o que construí cotidianamente em minha jornada como médico e também como militante político. Fui vereador três vezes desta forma e é a primeira vez que um deputado de esquerda é eleito pela nossa região”, fala o futuro parlamentar que concorreu à prefeitura de Guarapuava nos três últimos pleitos.

“Nossa região é da agricultura familiar, embora tenha também o agronegócio. Precisamos falar do povo que lá existe, dos posseiros, dos faxinais. Temos o único faxinal comunista da história do Paraná onde se partilha tudo, o Faxinal São Roquinho. Cada família tem 30 alqueires de erva-mate plantada, lugar onde não existe pobreza e fome, com plantação e colheita coletiva”, explica sobre a localidade em Pinhão.

“É uma experiência que o Paraná ainda não conhece, temos quase 240 faxinais em nosso estado, formas diferentes de se utilizar a terra preservando a natureza e falando para o mundo que existem outras maneiras de produzir. Trago em minha formação estas bandeiras que representam a região Centro como um todo, principalmente o povo que ainda não tem voz e está invizibilizado”, diz.

Antenor Gomes de Lima tem 62 anos de idade, é morador de Guarapuava, casado e pai de três filhos. O deputado eleito, que concorreu pela primeira vez a uma vaga na Assembleia Legislativa, é também músico, canta em rodas de samba e se define como “ativista cultural”.  Entusiasta do cinema, Dr. Antenor afirma acreditar na arte como política transformadora.