Em audiência no Ministério da Saúde, Márcia Huçulak (PSD) solicita renovação da frota de ambulâncias do Samu no PR Deputada participou de encontro na OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e reuniões no Ministério.

17/02/2023 11h53 | por Assessoria Parlamentar
O pedido foi feito ao secretário de Atenção Especializada em Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, durante audiência na sede do ministério da Saúde, em Brasília, a última quinta-feira (16/02).

O pedido foi feito ao secretário de Atenção Especializada em Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, durante audiência na sede do ministério da Saúde, em Brasília, a última quinta-feira (16/02).Créditos: Divulgação

O pedido foi feito ao secretário de Atenção Especializada em Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, durante audiência na sede do ministério da Saúde, em Brasília, a última quinta-feira (16/02).

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) solicitou ao ministério da Saúde a renovação da frota de ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência) do Paraná. O pedido foi feito ao secretário de Atenção Especializada em Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, durante audiência na sede do ministério da Saúde, em Brasília, a última quinta-feira (16/02). Trata-se de um reforço ao trabalho de renovação da frota que vem sendo feito pelo governo do Estado – que em janeiro entregou 13 novas ambulâncias para cidades paranaenses, juntamente com o MS.  Todos os 399 municípios do Paraná são atendidos pelo Samu, cuja frota soma cerca de 350 veículos.

De acordo com a deputada, Magalhães foi sensível ao pedido e pediu à sua equipe técnica um levantamento para estabelecer os parâmetros da reposição. “A renovação da frota precisa se constante, principalmente porque as ambulâncias prestam um serviço que em muitos casos pode significar vida ou morte para quem está sendo atendido”, diz Márcia, que durante sua gestão como secretária de Saúde de Curitiba viabilizou a troca de todos os 33 veículos do Samu na capital.

Agenda ampla

Ao lado da secretária de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella Nadas, a deputada cumpriu extensa agenda em Brasília, nesta quinta-feira. Elas se encontraram com a ministra de Saúde, Nísia Trindade, durante reunião da CIT (Comissão Intergestores Tripartite), na sede da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde). Na reunião da CIT foram apresentadas as propostas para 2023 para redução da fila de cirurgias eletivas e as medidas de apoio aos municípios para melhorar a atenção primária.

Exemplo

Márcia e Beatriz também se reuniram com o secretário de Atenção Primária à Saúde, Nesio Fernandes de Medeiros Júnior. Ele demonstrou interesse em vir à capital para ver de perto o funcionamento da estrutura curitibana. Segundo Márcia, o gestor federal avalia que é preciso replicar boas experiências e bons programas em outras cidades do país. “Foi uma pauta muito produtiva”, avalia a deputada. “Curitiba tem um sistema de saúde que funciona de forma sustentável, com bons serviços para a população e muito eficiente na alocação de recursos. Isso é reconhecido por todos.”

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação