Empresário Alfredo Khouri é o mais novo Cidadão Honorário do Paraná A honraria proposta pelos deputados Tiago Amaral e Alexandre Curi é um reconhecimento ao empresário arrojado e de visão com uma trajetória inspiradora.

11/05/2019 09h10 | por Assessoria Parlamentar.

Empresário Alfredo Khoury com os deputados Tiago Amaral, Alexandre Curi e Tercílio TuriniCréditos: Toni Silva

Em uma solenidade centenas de convidados, o empresário Alfredo Khouri recebeu o Título de Cidadão Honorário do Paraná. A honraria é um reconhecimento ao empresário arrojado e de visão com uma trajetória inspiradora. Ele idealizou e construiu o Shopping Catuai, um marco para o comércio, lazer e desenvolvimento de Londrina. A outorga do título de Cidadania Honorária do Paraná foi uma iniciativa dos deputados estaduais Tiago Amaral (PSB) e Alexandre Curi (PSB). Na mesma noite a Câmara Municipal de Londrina concedeu também ao empreendedor o título de Cidadão Honorário do município, conforme lei de autoria do vereador Vilson Bittencourt (PSB).

“Alfredo Khouri nos proporcionou uma noite com muitas histórias impressionantes sobre como superou as dificuldades, idealizou e construiu o empreendimento em plena crise dos anos 90. É um reconhecimento e uma homenagem pelo grande exemplo, pela grande personalidade e por todo o legado”, comentou Tiago Amaral.

Para Alexandre Curi, o empresário “com uma visão de futuro que modificou a maneira de se fazer comércio nesse importante município e em toda a região, a partir da observação da realidade. O título faz justiça à este grande homem que adotou o Paraná e Londrina como ponto de partida para a realização de seus sonhos”, afirmou o deputado Alexandre Curi.

Engenheiro civil por formação, lá pelos idos de 1986 Alfredo Khouri começou a pensar na construção do shopping em Londrina, observando que as pessoas de posse da cidade iam à capital paulista para comprar roupas, sapatos e outros bens. Associou-se ao irmão Jorge para, através da Construtora Khouri, levar a empreitada adiante. Em 1990 nascia o shopping Catuai, principal ponto de encontro de um milhão de pessoas por mês, consumidores que moram em um raio de 300 km no entorno. Um dinâmico centro de negócios e espaço de encontro e lazer, que atualmente gera 2.800 empregos diretos e tem papel de destaque no desenvolvimento econômico da região. Mas, na época da inauguração, início dos anos 90, o país estava em crise.

“Era preciso encontrar uma saída. Perguntei: porque os shoppings não abrem aos domingos? As famílias poderiam vir das outras cidades. A taxa de ocupação nos hotéis no final de semana era de 10%. Perguntei se eles concordavam em só cobrar o café da manhã no final de semana. Eles concordaram. Instalamos pedalinhos no Igapó e conseguimos 3 alvarás provisórios da prefeitura. Foi um sucesso, ficou comprovado para os lojistas e os hotéis que abrir o shopping aos domingos era um bom negócio para a economia da cidade. Criamos o primeiro sindicato dos empregados em Shoppings Centers do Brasil. Londrina foi a primeira cidade do Brasil a abrir as lojas aos domingos. Os empregos cresceram e melhorou a economia. Depois disso, shoppings de todo o Brasil nos procuraram para fazer o mesmo”, contou o empresário Alfredo Khouri. Ele aproveitou para agradecer aos vereadores que na época tiveram a coragem de aprovar a abertura dos shoppings aos domingos.

Pioneiro – Filho de Zaqui e Badia Khouri, que vieram do Líbano para o Brasil, Alfredo Khouri nasceu em Adamantina, no interior de São Paulo, e veio com a família para Bela Vista do Paraíso, cidade próxima a Londrina, onde viriam a se radicar. Após o Catuaí, o grupo implantou o Londrina Norte Shopping, voltado principalmente às classes B e C. O Catuaí ainda viria a se expandir para Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.