Estudantes cadastram 262 propostas para o Geração Atitude 2019 Até o próximo dia 10, uma banca examinadora irá definir os projetos selecionados. A divulgação dos vencedores acontece a partir do dia 11 de outubro.

03/10/2019 12h22 | por Eduardo Santana
Estudantes classificados em 2018 no Geração Atitude conversaram com o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), durante a visita guiada à sede do Poder Legislativo.

Estudantes classificados em 2018 no Geração Atitude conversaram com o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), durante a visita guiada à sede do Poder Legislativo.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Estudantes classificados em 2018 no Geração Atitude conversaram com o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), durante a visita guiada à sede do Poder Legislativo.

Mais uma etapa da 5ª edição do Geração Atitude foi vencida nesta semana. Isso porque na última segunda-feira (30) foram encerradas as inscrições dos projetos e ao total foram cadastradas 262 propostas desenvolvidas pelos estudantes da rede pública estadual. A maioria das propostas é voltada para as áreas da educação, saúde, meio ambiente, segurança e acessibilidade. A partir de agora, uma banca composta por integrantes do Legislativo paranaense tem até o próximo dia 10 para definir os projetos selecionados. A divulgação dos vencedores acontece a partir do dia 11 de outubro.

Essa avaliação técnica irá analisar a qualidade dos trabalhos apresentados, conforme os critérios de constitucionalidade e legalidade; obediência às normas da língua portuguesa; criatividade e originalidade. Serão desclassificados os trabalhos em que seja identificado plágio.

Os autores dessas propostas, juntamente com o professor orientador, ganharão como prêmio uma viagem a Curitiba, quando poderão conhecer de perto o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e também o Ministério Público do Paraná. Essa etapa, chamada de “Caravana da Cidadania”, acontecerá dos dias 18 a 22 de novembro, quando será realizada uma solenidade na Assembleia Legislativa para a divulgação do projeto vencedor.

Geração na Escola – Nos últimos três meses, o Geração Atitude percorreu mais de 100 escolas em todo interior do Paraná. Esta etapa do projeto, denominada “Geração na Escola”, reuniu representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e também do Ministério Público estadual, promoveram debates e palestras com os estudantes, para aprofundar ainda mais os conhecimentos sobre os temas abordados durante o programa.

Projetos vencedores – Dois dos projetos vencedores do Geração Atitude já se transformaram em leis estaduais. Na edição de 2015, a proposta vencedora foi da aluna Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, de Cianorte. A iniciativa tramitou na Assembleia, foi aprovada pelos parlamentares e, posteriormente, sancionada. A lei proposta pela estudante recebeu o número 18.763/2016 e instituiu o Programa Geração Atitude nas escolas da rede pública paranaense e incluiu a atividade no calendário oficial de eventos do Paraná, no mês de novembro.

Em 2017, o jovem Douglas Froelich, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Helena Kolody, de Cruz Machado, foi o vencedor com uma proposta para combater o bullying nas escolas paranaenses, em campanhas de esclarecimento acerca do problema e debates entre a comunidade escolar. O texto se transformou na Lei Estadual Nº 19.678, do dia 27 de setembro de 2018.

Já no ano passado, foram dois os projetos vencedores da edição 2018 do Geração Atitude. Os alunos secundaristas Luiz Augusto Rodrigues, de Ponta Grossa, e João Pedro Leal, de Boa Esperança, viram suas propostas, muito similares entre si, escolhidas entre os 32 projetos finalistas. As proposições tratam da conscientização sobre o uso da imagem das pessoas e das redes sociais.

O programa - O “Geração Atitude” foi formalizado em 2015 por meio de um convênio entre a Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação, o Ministério Público do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude vinculada ao Governo do Paraná. O programa estimula o debate entre os jovens de temas como cidadania, democracia participativa, voto consciente e ainda esclarece a atuação de cada uma das instituições envolvidas no projeto. Compreendendo melhor todos esses assuntos os jovens assumem o papel de agentes transformadores na sociedade em que vivem.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação