Estudantes da UFPR começam a vivenciar a prática do processo legislativo Grupo de acadêmicos do curso de Ciências Sociais participou de atividade desenvolvida pela Escola do Legislativo em projeto de extensão da instituição.

04/05/2023 17h36 | por Jaime S. Martins

O diretor Legislativo da Casa e da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, falou com os alunos membros do Laboratório de Práticas Legislativas da UFPR.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Acoordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Roberta Picussa, também palestrou na ocasião.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Um grupo de 15 estudantes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começou a vivenciar na prática das atividades do processo legislativo que ocorrem na Assembleia Legislativa do Paraná. Nesta quinta-feira (04) eles participaram de uma palestra apresentada pelo diretor Legislativo e da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, sobre o processo legislativo. “A participação de vocês é muito importante. Queremos idéias novas, eu vocês estejam mais próximos e participem das ações do Legislativo”, disse Dylliardi. “O processo legislativo é extremamente complexo, envolve muitas questões do regimento interno e só a prática leva a compreensão total de como funciona a tramitação das proposições, a fiscalização da Assembleia e o trabalho dos deputados”, completou.

A atividade faz parte de um convênio assinado em 2022 entre o Poder Legislativo e a UFPR com vista à criação do Laboratório de Práticas Legislativas (LPLegis), com o objetivo de fomentar a pesquisa acadêmica sobre as atividades e políticas públicas desenvolvidas pelos poderes legislativos estadual e municipal e também na capacitação de servidores, acadêmicos e pesquisadores.

Além da atuação conjunta na área da pesquisa, a cooperação permite que o corpo técnico da universidade preste consultoria ao Poder Legislativo sempre que o assunto for pertinente às atividades do laboratório.

O projeto de extensão da UFPR consiste no acompanhamento pelos alunos das atividades legislativas e na análise de discursos e projetos de leis, por exemplo. Na próxima terça-feira (09), os estudantes acompanharão a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a sessão plenária.

Para a coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Roberta Picussa, essa interação contribui para os acadêmicos possam ver na prática o trabalho legislativo e, assim, aprimorar os estudos dentro da Universidade. "Esse é mais um projeto da Escola do Legislativo que visa a aproximação da Assembleia Legislativa com estudantes universitários. É muito difícil encontrar um curso de graduação que ensine sobre o processo legislativo, então esse tipo de extensão universitária é uma ótima oportunidade para o estudante aprender a teoria e também vivenciar o Legislativo na prática".