Exposição fotográfica registra o cotidiano das famílias de autistas A mostra da fotógrafa Pamela Oms marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e poderá ser visitada entre os dias 2 e 5 de abril, no Espaço Cultural da Assembleia.

28/03/2019 11h10 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Pamela Oms, que é mãe de um menino autista, afirma que as fotos visam mostrar que são famílias como as demais.

Pamela Oms, que é mãe de um menino autista, afirma que as fotos visam mostrar que são famílias como as demais.Créditos: Noemi Froes

Pamela Oms, que é mãe de um menino autista, afirma que as fotos visam mostrar que são famílias como as demais.

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data celebrada em 2 de abril, acontece no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), a abertura da exposição “A Outra Face do Autismo”, da fotógrafa Pamela Oms. A mostra atende solicitação dos deputados Subtenente Everton (PSL) e Marcio Pacheco (PDT) e retrata o dia a dia das famílias de autistas. “Queremos mostrar que todos somos iguais e, que apesar de terem uma deficiência, são afetuosos, carinhosos e lutam diariamente para superar suas limitações”, disse o deputado Everton. “Queremos chamar a atenção da população à causa, incentivar o debate e ressaltar a importância de debatermos a criação e a elaboração de políticas públicas que visem a qualidade de vida destas pessoas”, completou.

A ideia com a exposição, em preto e branco e composta por 11 fotos, é aproximar as famílias que vivem diariamente essas questões, com o cotidiano de qualquer outra família. Para a fotógrafa Pamela Oms, que é mãe de um menino autista, as fotos visam mostrar que são famílias como as demais, “preocupadas com o futuro de seus filhos e buscando condições para que eles tenham uma vida tão independente quanto possível, desenvolvendo suas habilidades e encontrando o seu lugar no mundo”.  O evento tem o apoio do grupo Anjo Azul, criado há quase quatro anos, em Curitiba, com o objetivo de promover a integração e interação das famílias que convivem com o transtorno e se ressentem da falta de informações sobre tratamentos modernos e adequados. O grupo é coordenado por Fernanda Rosa, mãe de um casal de autistas que está entre os fotografados.

A exposição será aberta às 18h e poderá ser visitada pelo público até sexta-feira, dia 5 de abril, sempre no horário das 9 e às 18 horas, no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa.

Conquistas Ainda para marcar a data, no dia 2, o horário do Grande Expediente, da sessão plenária, que começa às 14h30, será usado pela pedagoga Ledinalva Pereira de Almeida, que falará sobre a realidade vivida pelas mães, o que já conquistaram em termos de políticas públicas e o que ainda precisam alcançar. Ledi é psicopedagoga clínica hospitalar, especialista em Educação Especial e Inclusão e educadora brinquedista. É mãe do Roberto, de 13 anos e autista.

Autismo O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também no comportamento do indivíduo e na interação social. Segundo dados do Center of Deseases Control and Prevention (CDC), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas.  Dessa forma, estima-se que no Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, existam cerca de 2 milhões de autistas. No mundo, há perto de 70 milhões. Mas como não há estudos estatísticos oficiais sobre quantas pessoas têm autismo, ou que já tem o diagnóstico, os dados podem ser outros.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação