Extinção da Imprensa Oficial retorna à pauta da Assembleia Legislativa Proposta do Poder Executivo aguarda votação do parecer na Comissão de Finanças e Tributação para posterior votação pelo plenário.

13/11/2020 14h46 | por Jaime S. Martins
Proposta do Poder Executivo que extingue a Imprensa Oficial aguarda votação do parecer na Comissão de Finanças e Tributação para posterior votação pelo plenário.

Proposta do Poder Executivo que extingue a Imprensa Oficial aguarda votação do parecer na Comissão de Finanças e Tributação para posterior votação pelo plenário.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Proposta do Poder Executivo que extingue a Imprensa Oficial aguarda votação do parecer na Comissão de Finanças e Tributação para posterior votação pelo plenário.

Os deputados estaduais retomam, na sessão plenária de segunda-feira (16) da Assembleia Legislativa do Paraná, os debates sobre o projeto de lei 608/2020, do Poder Executivo, que prevê a extinção do Departamento de Imprensa Oficial do Estado (DIOE). O órgão responsável pela publicação dos diários oficiais, publicidade legal, suplemento de concursos e pela impressão de materiais gráficos.

A proposta já recebeu o aval das Comissões de Constituição e Justiça e de Obras, Transportes e Comunicação, mas aguarda a votação do parecer pela Comissão de Finanças e Tributação para ser votada pelo plenário. Na sessão do dia 4, um pedido de vista formulado pelo deputado Arilson Chiorato (PT) adiou a votação do parecer favorável apresentado pelo deputado Emerson Bacil (PSL), na Comissão de Obras.

Segundo o Governo, a extinção do DIOE faz parte da reforma administrativa do Estado e partiu do Conselho de Administração da Imprensa Oficial após um estudo para analisar o reposicionamento estratégico da autarquia. No levantamento, foi constatado que o parque gráfico é deficitário e que a divisão responsável pelas publicações oficiais, disponibilizadas por meio eletrônico desde 2004, poderia ser incorporada à administração direta, compondo a estrutura da Casa Civil. 

As receitas arrecadadas atualmente com as impressões mal cobrem os gastos do parque gráfico, que em 2019 chegaram a R$ 4,2 milhões, justifica o Executivo. A proposta prevê que parte dos cargos em comissão também sejam extintos. Os funcionários do Quadro Próprio serão realocados em outras setores do Estado, de acordo com a definição da Secretaria de Estado da Administração e Previdência. Os demais cargos devem ser absorvidos pela Casa Civil, para continuar o trabalho relacionado às publicações oficiais. 

Para o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), o projeto irá gerar uma economia aos cofres públicos, visto que as publicações, em sua grande maioria, são digitais. “Tudo que se usa é pelos meios digitais e o Governo visando a economia de recursos públicos toma uma iniciativa que é louvável”.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), disse que o “processo de racionalização da administração pública, é efetivamente necessário. O projeto está sendo analisado, indiscutivelmente a iniciativa é boa e faz parte de uma reforma administrativa que tem que ser continuadamente avaliada para o Estado não ter penduricalhos. A Imprensa Oficial cumpriu seu papel fundamental durante longo período e no momento não é mais necessária. Vamos reconhecer que mudamos os paradigmas e agora temos que fazer a racionalização do uso do dinheiro público”, completou.

Temporários - O projeto de lei complementar 9/2020, que passa a tramitar em regime de urgência, trata da cessão de servidores temporários para entidades privadas sem fins lucrativos, também retorna aos debates para análise de primeiro turno e aguarda a votação do parecer pela Comissão de Finanças e Tributação.

Entre as mudanças previstas na proposição está a que garante aos servidores cedidos a possibilidade de, fora do seu horário de serviço e resguardada a compatibilidade de horários, prestar serviços privados na mesma entidade.

Empréstimo – Começam as discussões na sessão se segunda-feira (16) sobre o projeto do Poder Executivo que pede autorização para a contratação de empréstimo com garantias da União. Segundo a justificativa do Governo para o projeto de lei 607/2020, o valor da operação de crédito, estimado em R$ 1,4 bilhão, será utilizado para “financiamento de despesas de capital, especificamente para a quitação do contrato Copel/Aviso 09 (CRC Copel), com a finalidade de substituir o financiamento desta dívida por outra com juros e encargos mais atrativos para o Tesouro do Estado do Paraná”.

Utilidade Pública – O projeto de lei 688/2019, do deputado Tiago Amaral (PSB), será apreciado em primeiro turno. A proposta concede o título de Utilidade Pública à Associação Leiteira de Santa Amélia e região.

Já o projeto de lei 867/2019, do deputado Goura (PDT), concede o mesmo título à Elo Apoio Social e Ambiental, de Curitiba, e será votado em segundo turno.

Calendário – Em primeiro turno de votação, integra a pauta o projeto de lei 446/2020, dos deputados Professor Lemos (PT), Requião Filho (MDB), Luciana Rafagnin (PT), Arilson Chiorato (PT), Goura (PDT) e Tadeu Veneri (PT), que institui o dia 15 de julho como o Dia Estadual da Juventude Rural.

Os projetos de lei 27/2020, do deputado Anibelli Neto (MDB), que institui o dia da Ovinocultura a ser realizado anualmente no dia 19 de janeiro; e 237/2020, do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que institui no Calendário Oficial do Paraná o Dia Estadual do Clamor de Jejum e Oração, serão votados em segundo turno.

Assim como o projeto de lei 822/2019, da deputada Cantora Mara Lima (PSC), que altera a Lei 15701/2007, que instituiu no Calendário Oficial do Estado a Semana de Conscientização de Doação de Medula Óssea. Pela proposta, a Semana deixará de existir, passando a ser uma Campanha que será realizada durante todo o mês de dezembro, tendo como símbolo um laço na cor laranja.

Contas – Por fim, os deputados também analisam em segundo turno o projeto de resolução 17/2020, assinado pela Comissão de Tomada de Contas da Assembleia, que trata da prestação de contas das despesas dos deputados referente ao mês de agosto de 2020.

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação