Governo do Estado inicia repasse de R$ 30 milhões para Ponta Grossa

19/05/2017 16h10 | por Assessoria de Imprensa da 1ª Secretaria

1º secretário da Alep, deputado Plauto Miró (DEM), com o deputado Marcio Pauliki (PDT), em reunião nesta sexta-feira (19), no Palácio Iguaçú.Créditos: Bruno Zotto

A primeira etapa da liberação de R$ 30 milhões para o município de Ponta Grossa foi oficializada nesta sexta-feira (19) no Palácio Iguaçu. O governador Beto Richa assinou a autorização do repasse de R$ 10 milhões para melhorias estruturais na cidade. Os recursos, provenientes do programa Paraná Urbano foram reivindicados pelos deputados Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) e Marcio Pauliki (PDT).
A nova autorização é mais um resultado da parceria e do comprometimento entre o governo e o município, contribuindo diretamente na qualidade de vida da população. “É uma alegria poder demonstrar, na prática, o compromisso, o carinho e a gratidão que nós temos com a cidade de Ponta Grossa”, afirmou o governador Beto Richa. “Ponta Grossa tem sido a cidade mais beneficiada no nosso governo, graças a essa boa parceria e à condição que a cidade oferece para a economia e o desenvolvimento do Paraná”.
A garantia é de que ainda em 2017 Ponta Grossa receba os R$ 30 milhões de forma integral. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Ratinho Jr., assim que este primeiro lote de R$ 10 milhões tiver sido integralmente licitado, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano já realizará o repasse da próxima etapa de recursos. “Esta é uma demonstração do alinhamento com os prefeitos e prefeitas do Paraná que estão conseguindo dar velocidade na elaboração de projetos de infraestrutura e, claro, desta visão estratégica do Governo do Estado em fazer investimentos nos municípios”, destacou o secretário.
A autorização assinada nesta sexta-feira pelo governador Beto Richa soma-se a outra conquista importante para Ponta Grossa, que é a obtenção das certidões negativas do município. “As certidões vão ser fundamentais não só para esses R$ 30 milhões, que é realmente um repasse histórico para a nossa cidade, mas também outras emendas e recursos que teremos ao longo de 2017”, pontuou o deputado estadual Marcio Pauliki.
Infraestrutura – O principal objetivo do repasse é o investimento em infraestrutura, pavimentação e ligação entre bairros da cidade de Ponta Grossa. Para Marcelo Rangel, prefeito do município, a cidade é uma das maiores em perímetro urbano do Brasil e, com o crescimento acelerado ao longo dos 190 anos, não houve planejamento adequado. “Os bairros ficaram muito distantes do centro e por isso não tivemos a infraestrutura necessária”, explica Rangel.
Além de pavimentação, o prefeito destaca melhorias em galerias, calçadas e mobilidade urbana, visão essencial para que a cidade se desenvolva de forma planejada e consciente.