Governo do Paraná e proposta legislativa do deputado Anibelli Neto (MDB) fortalecem o turismo e impulsionam o desenvolvimento regional

25/05/2023 13h32 | por Assessoria Parlamentar

O deputado estadual Anibelli Neto (MDB) apresentou recentemente na Assembleia Legislativa um projeto de lei (393/2023) com o intuito de criar o Incentivo Paraná Turístico e fortalecer as Instâncias de Governança Regionais (IGRs) no estado.Créditos: Valdir Amaral/Alep

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou na terça-feira (23) um pacote de ações voltadas para impulsionar o desenvolvimento do turismo no estado. Enviados à Assembleia Legislativa, os projetos de lei visam promover o fomento e incentivo ao setor turístico, além de melhorar a infraestrutura relacionada ao turismo.

Os programas propostos abrangem iniciativas como o Paraná+Viagem, Paraná+Eventos, Paraná+Sinalizado, Paraná Turismo+Seguro e Paraná Turismo+Infra, que têm como objetivo envolver os 399 municípios paranaenses no turismo de eventos, modernizar a infraestrutura e segurança dos espaços públicos, além de facilitar o acesso da população vulnerável aos destinos turísticos. O governo reconhece o turismo como uma atividade econômica de grande importância e busca impulsionar o setor, promovendo o turismo interno e gerando inclusão social.

Paralelamente, o deputado estadual Anibelli Neto (MDB) apresentou recentemente na Assembleia Legislativa um projeto de lei (393/2023) com o intuito de criar o Incentivo Paraná Turístico e fortalecer as Instâncias de Governança Regionais (IGRs) no estado. O projeto propõe apoiar o desenvolvimento sustentável do turismo, oferecendo instrumentos legais para investimentos na cadeia produtiva e valorizando as IGRs. Essas instâncias, compostas por municípios que possuem afinidades culturais, sociais e econômicas, trabalham em conjunto para promover o turismo regional.

O projeto destaca a importância de estar vinculado a uma IGR para receber recursos do governo federal e integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, além de oferecer linhas de apoio financeiro para os municípios e para a manutenção dos projetos e ações das IGRs. Com a criação do Incentivo Paraná Turístico e o fortalecimento das IGRs, busca-se impulsionar ainda mais o turismo no estado, com gestão estratégica, apoio financeiro e desenvolvimento de infraestrutura, consolidando o Paraná como um destaque no setor turístico nacional.