Guto Silva quer apoiar a modernização da Alep para aprimorar o diálogo institucional com a sociedade O deputado do PSD assume nesta quarta-feira (1º), com a nova Mesa Executiva, o cargo de 1º vice-presidente do Legislativo estadual.

31/01/2017 18h02 | por Sandra C. Pacheco
Deputado Guto Silva (PSD).

Deputado Guto Silva (PSD).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Guto Silva (PSD).

Com vasta experiência na área de gestão, o deputado Guto Silva (PSD) se declara otimista e entusiasmado com as novas perspectivas abertas pelo exercício da função de 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, cargo para o qual foi eleito no ano passado e que assume nesta quarta-feira (1º), junto com a nova Mesa Executiva. “Me sinto feliz em assumir este desafio em meio à séria crise politica e econômica que afeta o país, e que exige de todos nós um esforço especial no sentido de buscar soluções”, diz, acrescentando que o propósito é desenvolver um trabalho intensivo mediante a utilização de ferramentas que permitam uma participação cada vez maior dos vários setores da sociedade, interagindo com o Poder Legislativo.

Entre os objetivos desta gestão, observa, está a atração de jovens que possam desenvolver sugestões inovadoras em conjunto com a Assembleia. Como referência, ele cita o convênio firmado pelo Governo do Estado em 2014 com a Escola de Políticas Públicas (Harris School of Public Policy) da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, envolvendo atividades junto às secretarias de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; da Segurança Pública; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; do Trabalho e Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Urbano, e do qual ele foi um dos principais intermediadores.

O convênio prevê o intercâmbio com alunos das universidades públicas estaduais e com funcionários do Estado, além do desenvolvimento de projetos de tecnologia envolvendo as diversas áreas de governo. Em maio do ano passado, o representante da universidade americana no Brasil, Fábio Losso, acompanhado por duas representantes da instituição nos Estados Unidos, Phoebe Holtzman e Nicole Anderson, visitaram o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), para discutir o projeto de intercâmbio cultural incluindo a ida de alunos brasileiros do curso de Direito para cursos de aperfeiçoamento na universidade americana.

Na ocasião, Traiano sugeriu uma parceria da instituição com a Escola do Legislativo da Assembleia, que tem o objetivo de qualificar seus servidores e é aberta também à comunidade. Guto informa que há grande interesse da direção da Casa em desenvolver essa possibilidade e estudos nesse sentido já estão em andamento.

Dentre outras ações previstas, Guto Silva elenca a aproximação com o pessoal envolvido com as chamadas “startups” – empresas jovens que buscam a inovação em qualquer ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócios que possa ser utilizado em escala potencialmente ilimitada e sem implicar em aumento significativo dos custos, nem requerer muitas customizações ou adaptações para cada cliente. O objetivo, sempre, é conferir novos patamares ao diálogo com a comunidade e a troca de informações, estimular a difusão e o incentivo a pesquisas, o acesso às mais modernas tecnologias e ao que isso pode auxiliar na busca de soluções para as variadas demandas do Estado e contribuir para a construção do futuro que os paranaenses almejam.

Vereador mais votado de Pato Branco, município localizado na região Sudoeste, o parlamentar passou pela subchefia da Casa Civil do Governo do Estado antes de chegar à Assembleia Legislativa, onde é membro da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda. Guto Silva também criou a Frente Parlamentar de Defesa do Comércio. Professor universitário e doutorando em Gestão de Negócios pela Universidad Nacional de Missiones, na Argentina, é empresário no setor de Comércio Exterior e consultor internacional do Sebrae/PR.