Homenagens marcam o Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa Certificados de Voto de Congratulações e Menção Honrosa foram propostos pelos deputados Plauto Miró e Maria Victoria.

18/04/2022 15h53 | por Jaime S. Martins

A educadora Elisabeth Maschke, que interpreta a Bruxa Beth, recebeu Voto de Congratulações proposto pelo deputado Plauto Miró.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Plauto Miró (União).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Plauto Miró (União).

O Grupo Plaenge recebeu uma Menção Honrosa pelos mais de 50 anos de atividade e 400 empreendimentos entregues.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O diretor do Grupo Plaenge, Fernando Fabian, recebeu a Menção Honrosa pelos mais de 50 anos de atividades da construtura.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputada Maria Victoria (PP).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputada Maria Victoria (PP).

Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná desta segunda-feira (18), duas homenagens foram realizadas. A primeira, proposta pelo deputado Plauto Miró (União), um Voto de Congratulações, com Moção de Aplauso, para a educadora Elisabeth Maschke, que interpreta a Bruxa Beth, no Bosque do Alemão em Curitiba.

Elisabeth Maschke nasceu em Curitiba, é educadora, compositora e escritora infantil, conta com mais de cem histórias e músicas. Fez parte do grupo Musical Canta uma História e atualmente faz parte do grupo curitibano Curitando Encantado. Com a construção da Casa Encantada do Bosque Alemão em 1996, surgiu a personagem Bruxa Beth, personagem desenvolvida com maestria pela professora e contadora de histórias. A Bruxa Beth, conta histórias por todos os cantos do Paraná e outros estados. Com a pandemia continuou seu trabalho de forma on-line. Nas redes sociais, em especial no Facebook, conta com mais de sete mil seguidores. Na Casa Encantada do Bosque Alemão está há 25 anos, foi homenageada com a sua caricatura na parede da Casa por ser a primeira bruxinha. Lá desenvolve além das histórias, vários projetos, histórias musicalizadas para crianças portadoras da Síndrome do Espectro Autista e Surdas.

Para o deputado Plauto Miró a homenagem se faz jus diante de todo o trabalho realizado pela educadora ao longo dos anos. “Levando de forma lúdica o encantamento pela literatura e acreditando que a formação e transformação de um cidadão depende principalmente da educação. É uma pessoa dedicada aos seus alunos, amigos e família e é por isso que hoje estou fazendo essa justa homenagem”, disse.

A homenageada, Bruxa Beth, destacou em sua fala os mais de 50 anos trabalhando com o magistério e a necessidade de trabalhar com cada criança de um jeito diferente. “Desde que recebi esse convite me passou um filme pela cabeça de toda essa construção que a gente fez ao longo de 26 anos de Casa Encantada e mais de 50 de formação no magistério e trabalhando com criança”, lembrou. “Quero deixar aqui a necessidade da nossa sociedade ver com o coração. Toda criança é igual. Algumas têm mais dificuldades, outras têm deficiências, mas todas têm o direito por uma infância cheia de encantamento e magia. Trabalhamos com crianças surdas, crianças com o espectro autista. Cada criança tem seu jeitinho e com esse jeitinho ela pode ser feliz sim”.

Construção civil

A segunda homenagem, uma Menção Honrosa, foi proposta pela deputada Maria Victoria (PP) ao Grupo Plaenge, com mais de 50 anos de atuação nos segmentos de incorporação residencial, construção civil, projetos e montagens industriais.

O Grupo Plaenge tem atuação nas cidades paranaenses de Curitiba, Londrina, Maringá, Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), São Paulo, Campinas (SP), Porto Alegre e Joinville (SC). Há mais de 10 anos também opera no Chile, onde já foram entregues empreendimentos em diversas cidades.

No segmento industrial, possui obras entregues em 19 estados brasileiros e na Venezuela. Durante a homenagem, o diretor do Grupo Plaenge, Fernando Fabian, filho do fundador Ézaro Fabian, falou sobre a criação da empresa e dos mais de 50 anos de atuação do Grupo, agradeceu à homenagem e aos quase 10 mil colaboradores que fazem do Grupo Plaenge a maior construtora do sul do país. “Temos orgulho em sempre mantermos nossos valores. Ser útil, fazer o certo, cumprir a palavra, perseverar e trabalhar em equipe. O ponto que nos orgulhamos são os projetos sociais. Em todas as cidades onde nos estabelecemos escolhemos alguma entidade para apoiar e somar esforços. Agradecemos a homenagem dessa Assembleia reconhecendo a nossa atuação. Obrigado em nome de todos os colaboradores da Plaenge”.

A deputada Maria Victoria destacou o crescimento do Grupo ao longo dos anos, os mais de 400 empreendimentos entregues onde moram mais de 94 mil pessoas. “Por sua história, por ajudar a desenvolver nosso estado, pela geração de emprego e renda e por representarem a excelência da construção civil paranaense no Brasil e no exterior, tenho a honra de conferir à Plaenge a menção honrosa ‘Orgulho do Paraná’. Parabéns pelo trabalho.

Ouça o Podcast relacionado