Inscrições de projetos de lei para o Geração Atitude 2019 começam nesta segunda-feira (8) Projeto desenvolvido pela Assembleia Legislativa investe na formação cidadã dos estudantes, estimulando a participação política e o protagonismo juvenil.

05/07/2019 16h23 | por Eduardo Santana
Reunião definiu o cronograma do Geração Atitude 2019. Inscrição dos projetos pelos alunos começa no dia 8 de julho e segue até 30 de setembro.

Reunião definiu o cronograma do Geração Atitude 2019. Inscrição dos projetos pelos alunos começa no dia 8 de julho e segue até 30 de setembro.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Reunião definiu o cronograma do Geração Atitude 2019. Inscrição dos projetos pelos alunos começa no dia 8 de julho e segue até 30 de setembro.

Começam nesta segunda-feira (8) as inscrições para a 5ª edição do Geração Atitude, programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em parceria com o Ministério Público do Paraná, Tribunal de Justiça do Paraná e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Coordenadoria de Políticas para Juventude, que estimula a formação cidadã dos jovens. Alunos e professores, que com boas ideias para o Paraná, poderão inscrever seus projetos de lei até o dia 30 de setembro pelo site http://www.assembleia.pr.leg.br/geracao_atitude.

“Nós queremos aproximar os nossos jovens do Poder Legislativo e de todas as instituições do estado do Paraná. Esse projeto propicia o despertar do interesse pela vida política do estado. Eles têm a oportunidade de escrever projetos de interesse do estado”, afirma o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB). “Para nós é fundamental que possamos cada vez mais aproximar a Assembleia Legislativa como instituição da população. A Assembleia tem que fazer cada vez mais a interação com a comunidade”, complementou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), 1º secretário da Alep.

Em reunião ocorrida na tarde desta sexta-feira (05), entre a diretora de Comunicação da Alep, Katia Chagas; o diretor legislativo da Alep, Dylliardi Alessi; o coordenador da Diretoria de Comunicação, Rossano Ribas; o promotor de Justiça, Eduardo Cambi, coordenador do Geração Atitude no Ministério Público; a assessora jurídica e coordenadora do projeto no MP-PR, Carolina Izar Moro; a coordenadora do Geração Atitude na Secretaria de Educação, Gislaine Ronise Feuser; e as coordenadoras da Escola do Legislativo da Alep, Francis Fontoura e Roberta Picussa, ficou definido o cronograma para a edição de 2019 do programa.

Cronograma - As palestras proferidas por procuradores, juízes e assessores no s colégios cadastrados para participar do Geração Atitude já começaram em mais de 100 escolas e devem seguir até o próximo dia 30 de setembro. Entre os dias 1º e 10 de outubro a banca composta por integrantes do Legislativo paranaense definirão os 32 projetos selecionados. A divulgação dos vencedores acontece no dia 11 de outubro.

Os autores dessas propostas, juntamente com o professor orientador, ganharão como prêmio uma viagem a Curitiba, quando poderão conhecer de perto o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e também o Ministério Público do Paraná. Essa etapa, chamada de “Caravana da Cidadania”, acontecerá dos dias 18 a 22 de novembro, quando será realizada uma solenidade na Assembleia Legislativa para a divulgação do projeto vencedor.

Novidades – O Guia do Cidadão, material de apoio para alunos e professores debaterem os temas, já foi distribuído nos colégios participantes. Vídeos e novos materiais didáticos são utilizados para despertar nos jovens o interesse pela política. A expectativa para 2019 é bater novos recordes. “Esse ano nós estamos muito animados porque viemos de 2018 com quase 500 projetos de lei apresentados na Caravana da Cidadania e isso nos dá uma energia renovada para fazer um trabalho excepcional. Nós acreditamos que todas essas inciativas vão frutificar para que mais jovens se interessem pela política, mais jovens se interessem por fazer a mudança que o Paraná precisa nos seus municípios”, ressaltou o promotor de Justiça, Eduardo Cambi.

O programa – Durante o Geração Atitude, temas como cidadania, democracia, política, eleições e voto consciente entram em debate durante as aulas. Os estudantes também têm a oportunidade de aprender como funcionam os Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e o Ministério Público. Na sequência, representantes de todas as instituições participantes promovem um bate papo com os jovens para tirar dúvidas e aprofundar ainda mais os conhecimentos. Depois, estudantes, sob a orientação dos professores, podem elaborar propostas de projeto de lei para disputarem uma das vagas da Caravana da Cidadania. Nesta fase, os autores e orientadores dos melhores projetos ganham uma viagem para Curitiba para conhecer a sede dos poderes, defender suas propostas e participar da cerimônia de anúncio dos vencedores.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação