Interiorização é o reconhecimento da importância dos municípios A ação da Assembleia, que transferiu sua sede para Maringá, aproxima os deputados das lideranças regionais, empresários e cidadãos que fazem a diferença no Paraná.

17/05/2019 12h09 | por Jaime S. Martins

Deputados marcam presença na Expoingá e participam de reuniões com secretários de Estado e lideranças regionais.Créditos: Orlando Kissner/ALEP.

Deputados Alexandre Curi, Do Carmo,Thiago Amaral e Homero Marchese participam de reuniões com secretários de Estado durante a Expoingá.Créditos: Orlando Kissner/ALEP.

Deputado Romanelli, primeiro-secretário da ALEP, destaca a importância da interiorização, ação que aproxima o Legislativo dos municípios.Créditos: Orlando Kissner/ALEP.

Os deputados que atuam na região Noroeste do Paraná aprovaram a segunda interiorização realizada pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), que desde quarta-feira (15) transferiu sua sede para Maringá, durante a Expoingá. Eles destacaram a sensibilidade da Mesa Executiva da Alep, comandada pelo presidente Ademar Traiano (PSDB), o primeiro- secretário Luiz Claudio Romanelli (PSB) e o segundo- secretário Gilson de Souza (PSC) em estar mais presente no interior do estado ouvindo as demandas da população.

O deputado Tiago Amaral (PSB), vice-líder do Governo na Alep, frisou que, como deputado do interior, esse processo demonstra a importância das cidades do estado na estruturação e desenvolvimento do Paraná. “Sou do interior, sou pé vermelho e sabemos que as vezes a distância com a Capital é muito maior do que os 500 quilômetros. Com a interiorização ela deixa de ser física e passa a ser de resultados”, relatou. “A partir do momento que se transfere o poder de decisão de Curitiba para a nossa base, a gente consegue perceber a importância do nosso o interior, com cidades fundamentais para a estruturação desse estado pujante que a gente tem”, completou.

Da mesma forma pensa o deputado Do Carmo (PSL) que destacou a sensibilidade da Mesa Executiva da Alep por manter essa iniciativa de estar mais presente no interior. “É extremamente importante o Traiano e o Romanelli ter essa sensibilidade de que o povo precisa estar mais próximo da gente. Ganha Maringá, ganha a AMUSEP e assim vamos construir um Paraná diferente”.

Demandas – Esse processo de interiorização é necessário para ouvir as demandas e reivindicações das regiões, como apontam os deputados Delegado Jacovós (PR), Homero Marchese (PROS) e Soldado Adriano José (PV). Para Jacovós, “é importante porque os deputados são os representantes do povo e estar mais próximo da população é a oportunidade da população nos visitar e levar as reivindicações”. A dificuldade da população do interior ter acesso aos deputados em Curitiba foi apontada pelo deputado Homero Marchese como o motivo principal para esses eventos pelo estado. “Quando a Assembleia e o Governo promovem a interiorização, isso demonstra e facilita a atuação com a população. É uma iniciativa bastante importante”.

Já o segundo vice-líder do governo na Alep, deputado Soldado Adriano José, disse que esse processo demonstra respeito com a população de todo o Paraná. “O fato da Assembleia ficar três dias aqui na Expoingá mostra respeito com o cidadão paranaense e de Maringá. Os prefeitos têm muitas pautas para trabalhar em Curitiba e poder tratar aqui no lugar reservado para os deputados e secretários de Estado, além de trazer um potencial maior para a Feira que melhorará não só Maringá, mas todo o estado do Paraná”.

O vice-governador Darci Piana falou da forma diferente do Governo trabalhar e assim estar mais próximo dos problemas do estado e em busca das soluções. “Ouvir dos prefeitos e deputados as questões daqui da região. Essa proximidade é importante para discutirmos os problemas do estado e buscar as soluções”.

As atividades do Poder Legislativo na cidade canção serão realizadas durante a 47ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá e 24ª Internacional – Expoingá até o dia 17.