Interiorização em Ponta Grossa termina com lançamento de programa habitacional para idosos Viver Mais Paraná será realizado em parceria com as prefeituras e visa mais qualidade de vida para as pessoas da melhor idade.

24/10/2019 17h29 | por Jaime S. Martins

Programa Viver Mais Paraná será realizado em parceria com as prefeituras e visa mais qualidade de vida para as pessoas da melhor idade.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Os dois dias de interiorização do Governo do Estado na cidade de Ponta Grossa foram de intenso movimento. A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) também se instalou nos Campos Gerais durante a Feira Paraná. Foram mais de 200 atendimentos realizados pelos deputados e secretários de Estado com prefeitos, vereadores, lideranças, empresários e a população.

Encerrando as atividades, o Governo do Estado por meio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) fez o lançamento do programa Viver Mais Paraná, que prevê a construção de condomínios habitacionais para as pessoas com mais de 60 anos que não tenham casa própria. O objetivo é criar conjuntos residenciais com 40 casas adaptadas, com a cobrança de um aluguel social correspondente a 15% do salário mínimo e, assim fazer com que os idosos, que muitas vezes acabam vivendo sozinhos, tenham condições de conviver com outras pessoas, como relatou o governador Carlos Massa Ratinho Júnior. “Em 2030 o Paraná vai ter mais idosos do que crianças. O Brasil não tem olhado para os idosos, não tem uma política para a pessoa idosa. Muitos têm ou morrem de depressão porque ficam sozinhos”, disse. “Por que o Viver Mais Paraná é tão importante? Porque o idoso vai poder morar em uma casa adaptada e viver em um ambiente saudável e feliz. É o maior programa social do país”, completou.

Nos condomínios do Viver Mais Paraná o idoso terá acompanhamento de saúde, assistência social e lazer, além da possibilidade de conviver com outros idosos. Na primeira etapa do projeto, 14 cidades serão beneficiadas, entre elas Ponta Grossa que assinou a adesão durante o evento que encerrou as atividades do Executivo e Legislativo no município. As demais cidades são: Cascavel, Cornélio Procópio, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Irati, Jaguariaíva, Londrina, Maringá, Palmas, Piraquara, Prudentópolis e Telêmaco Borba.

O governador Ratinho Júnior também falou da importância do processo de descentralização do Governo, que teve início em Cascavel e já passou por Londrina e Maringá. “É uma maneira inovadora de levar o nosso Governo até o interior. Aproximar as decisões do Governo com a realidade local”.

Para o presidente da Cohapar, Jorge Lange, o programa Viver Mais Paraná mostra “o Governo do Estado, de uma forma inovadora, se antecipando ao que vai ocorrer lá na frente”.

O deputado estadual Plauto Miró (DEM), vice-presidente da Alep, falou em nome dos deputados presentes. Ele que é natural de Ponta Grossa, disse da importância do Governo e Assembleia se instalarem na cidade durante esses dois dias. “Agradeço pelo prestígio de incluir Ponta Grossa na interiorização e pelos anúncios dos investimentos e liberações aqui realizados. A Assembleia Legislativa também esteve aqui prestigiando a Feira Paraná. Fico feliz em participar deste importante momento para Ponta Grossa com diversos prefeitos aqui da região”.

Para o prefeito de Ponta Grossa, deputado Marcelo Rangel, foi uma “emoção ter recebido secretários, prefeitos e deputados. Agradeço ao governador pela oportunidade de mostrar a Feira Paraná para todo o estado”, frisou. “A Feira se consolida como uma das mais importantes do Brasil e na interiorização das atividades do Governo e Assembleia foram mais de 200 atendimentos. Foi um momento histórico para Ponta Grossa sendo a capital do Paraná”.

Investimentos – Ao todo foram liberados para os municípios dos Campos Gerais quase R$ 20 milhões em recursos do Governo do Estado, sendo que deste total R$ 4,6 milhões foram para Ponta Grossa. O restante foi repassado para as cidades de Arapoti, Bituruna, Carambeí, Castro, Imbituva, Jaguariaíva, Prudentópolis, Sengés, Tibagi e Ventania. Esses recursos serão utilizados para a renovação da frota de veículos, ambulância, caminhões, máquinas pesadas, ônibus escolares e também obras de infraestrutura como pavimentação asfáltica.

Também foram liberadas seis licenças ambientais para empresas que vão fazer novos investimentos na região dos Campos Gerais em um total de R$ 1,34 bilhão, gerando empregos e movimentando a economia, não só dos Campos Gerais, mas de todo o Paraná. Entre as empresas estavam o Madero, a Frísia e a Klabin Celulose.

Além do deputado Plauto Miró, participaram do ato de encerramento das atividades do Governo do Estado e Assembleia na cidade de Ponta Grossa a deputada Cristina Silvestri (PPS) e os deputados Alexandre Curi (PSB), Nelson Luersen (PDT) e Luiz Fernando Guerra (PSL).