Juíza da Vara de Adolescentes de Londrina é homenageada pela Assembleia Legislativa Claudia Catafesta recebeu um diploma de menção honrosa pelo trabalho de destaque realizado na magistratura do Paraná.

16/11/2021 16h08 | por Jaime S. Martins

Juíza Cláudia Catafesta, da Vara de Adolescentes de Londrina, é homenageada pela Assembleia Legislativa.Créditos: Dálie Felberg/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná entregou, por solicitação do deputado Tercílio Turini (CDN), uma menção honrosa à juíza titular da Vara de Adolescentes em Conflito com a Lei da Comarca de Londrina, Cláudia Catafesta, em razão do trabalho de destaque realizado na magistratura do Paraná.

A juíza, que integra o Fórum Nacional da Infância e da Juventude, implantou diversos projetos de atendimento integral aos adolescentes e familiares. Com isso, reduziu o número de processos na Vara de Adolescente em Conflito com a Lei e, “o mais importante, conseguiu reduzir a quantidade de menores privados de liberdade ou em medidas socioeducativas. São diversos projetos envolvendo questões de segurança, assistência social e de cidadania”, lembrou o deputado Turini.

O parlamentar destacou ainda a vontade e vocação da juíza Cláudia Catafesta por fazer a diferença. “Sua atuação profissional enobrece a atuação do Poder Judiciário com a sociedade. A legislação as vezes é dura se quem aplica se distancia demais da realidade. A sensibilidade, vontade de fazer melhor, entendimento de que é possível fazer mudanças são atributos da doutora Cláudia como magistrada", disse. “É uma juíza que acredita e pratica a cultura da paz, fortalece o conceito da justiça restaurativa aproximando o infrator e vítima na possibilidade de resolver conflitos e despertar os atores da ilegalidade para as consequências das atitudes em desacordo com as leis”, completou.

O deputado finalizou falando que a juíza Cláudia Catafesta “nos orgulha em Londrina e no Paraná com toda essa respeitada missão de vida e atuação no direito. Pela atuação brilhante, inovadora, consistente, pacificadora e de muitos resultados na proteção e reinserção dos adolescentes, fico honrado em ter apresentado na Assembleia Legislativa essa homenagem à senhora. Homenagem que significa o reconhecimento e muita gratidão pelo seu trabalho e a completa confiança no ser humano”.

A juíza Cláudia Catafesta escolheu o Paraná. Natural do Rio Grande do Sul há 16 anos reside no estado, onde como ela mesma disse, já criou raízes. “Sou muito feliz e honrada por receber esse reconhecimento público por um trabalho que é feito com muito amor. Em Londrina já tenho raízes. Tenho dois filhos londrinenses e é por eles, por uma sociedade melhor para eles, para mim, para nós, para todos que eu decidi sair do gabinete, fazer meu trabalho, fazer o que está na minha função constitucional, para além dela. Fazer contato com as pessoas, entender o ser humano”, relatou.

Segundo ela, o trabalho é realizado com pessoas extremamente vulnerável, com “adolescentes que se envolvem na prática infracional, para quem muitas vezes as pessoas só querem a dureza da lei e não querem entender as mazelas e situações por trás desses problemas sociais”, frisou.

Cláudia agradeceu a toda a equipe que trabalha com ela e que permite que o trabalho seja realizado com louvor. “São inúmeras as pessoas que fazem parte dessa jornada comigo. Decido essa menção aos meus filhos e aos meus pais, que sempre me criaram com valores e com esse dever de prestar contas do que se faz. Estou na magistratura por uma vocação, desejo, mas também quero contribuir para uma sociedade mais justa, por isso a cultura da paz tem tanto espaço no meu trabalho”, finalizou.

Ouça o Podcast relacionado