Justus aposta na união e no comprometimento no comando da Comissão de Finanças e Tributação Grupo parlamentar tem a responsabilidade de avaliar todos os projetos que resultam em impacto financeiro e orçamentário sobre as contas públicas.

22/02/2019 14h20 | por Kharina Guimarães

Créditos: Sandro Nascimento/Alep / Arte: Vinicius Leme

Com o orçamento público no centro das atenções e a busca incansável pelo equilíbrio nas contas públicas, o papel da Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) ganha uma importância ainda maior. O grupo temático, comandando pelo deputado Nelson Justus (DEM), tem a responsabilidade de analisar todos os aspectos financeiros, orçamentários e tributários das proposições que tramitam no Legislativo.

Justus leva para a comissão a experiência de quem exerce o oitavo mandato como parlamentar e já assumiu funções importantes no Legislativo, como a presidência da Casa e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). “Quem faz a comissão é o presidente da comissão. E a Comissão de Finanças tem uma importância muito grande. Depois da CCJ, os projetos passam pela Comissão de Finanças quando dizem respeito a algum recurso do estado ou que envolva a área comercial e financeira. Os membros estão com muita boa vontade também”.

Sobre a responsabilidade de assumir a presidência da Comissão diante das cobranças populares pela redução nos gastos públicos, Justus destaca a união de esforços e o comprometimento de todos com o debate. “A Comissão tem um papel muito importante nesses momentos novos que nós vivemos. Os membros têm que participar, dar palpites e ouvir como foi em todas as Comissões que eu presidi. Eu faço questão que todo mundo participe porque aí todo mundo é responsável pelo lado bom e pelo lado ruim do resultado de uma decisão da comissão”.

Além de analisar o impacto financeiro dos projetos, o grupo também precisa estar atento se a proposta é compatível com o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a Lei Orçamentária Anual e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Também compõem a comissão os deputados Delegado Jacovós (PR), como vice-presidente; Arilson Chiorato (PT), Luiz Fernando Guerra (PSL), Douglas Fabrício (PPS), Emerson Bacil (PSL) e Tiago Amaral (PSB).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação