Léo de Almeida Neves: da Assembleia para importantes cargos da esfera federal Líder trabalhista com destaque nacional, o ex-deputado é também autor de diversos livros, que o levaram inclusive à Academia Paranaense de Letras.

09/09/2018 10h00 | por Sandra C. Pacheco

Créditos: Arte: Lucas Lambertucci / Alep

Importante liderança trabalhista do estado, Léo de Almeida Neves nasceu em Ponta Grossa, em 22 de março de 1932. Lá fez seus primeiros estudos, transferindo-se depois para Curitiba, onde estudou no Colégio Estadual do Paraná. Antes mesmo de formar-se em Ciências Econômicas e em Direito, foi oficial de gabinete da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social. Participou ativamente do movimento estudantil e iniciou sua carreira política filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Candidatou-se a uma cadeira na Assembleia Legislativa em 1958, ficando com a suplência. Assumiu a vaga no ano seguinte, ficando até 1961, quando assumiu a Carteira de Crédito Agrícola e Industrial do Banco do Brasil. Em 1962 integrou a delegação brasileira ao Congresso de Bancos de Crédito Agrícola da América Latina e participou, como observador do Banco do Brasil, da Conferência de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ambos realizados em Buenos Aires. Membro de diversos conselhos, entre eles o deliberativo do Grupo Executivo de Racionalização da Cafeicultura e o administrativo do Grupo Executivo de Crédito Rural, voltou a participar de outros eventos internacionais como observador do Banco do Brasil.

No MDB – Com a extinção das antigas legendas pelo Ato Institucional nº 2, em 1965, filiou-se ao MDB, partido de oposição ao regime militar. Candidato a deputado federal em 1966, foi o deputado mais votado da legenda no Paraná. Na Câmara integrou a Comissão de Fiscalização Financeira e de Tomada de Contas, além das comissões mistas do Café e de Relações Exteriores. Presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Companhia Nacional de Álcalis e foi vice-presidente da CPI que investigou a transferência de empregos nacionais para grupos estrangeiros.

Participou também da CPI da Energia Nuclear e da que investigou o fechamento da Fábrica Nacional de Motores. Defendeu o restabelecimento da UNE e apresentou mais de 100 requerimentos de informações sobre atos do Poder Executivo. Também foi o principal articulador no Paraná da Frente Ampla, movimento liderado pelo ex-governador da Guanabara, Carlos Lacerda, com apoio dos ex-presidentes da República Juscelino Kubistchek e João Goulart, ainda durante o período da ditadura. Em 1968 teve o mandato cassado com base no AI-5, e os direitos políticos suspensos por 10 anos.

Após o fim do bipartidarismo, em 1979, filiou-se ao PMDB, sucessor do MDB, e concorreu a uma cadeira na Câmara Federal no pleito de novembro de 1982, obtendo uma suplência. Foi presidente do Banco do Estado do Paraná na gestão do governador José Richa. Exerceu ainda os cargos de superintendente do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) em 1987, e de diretor de Produção do Instituto Brasileiro do Café (IBC), além de procurador federal, atuando no Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social.

Em 1990 foi o segundo-suplente do senador José Eduardo de Andrade Vieira, lançado pela coligação PTB/PDS e outras duas legendas menores, exercendo o mandato de maio a dezembro de 1995. Em 1994 seu nome foi indicado também para a suplência do senador Roberto Requião ao Senado. Atuou ainda como jornalista no Diário do Paraná, no Jornal dos Trabalhadores e no Trabalhismo em Marcha. Foi secretario do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Paraná e assessor da presidência da Companhia Cacique de Café Solúvel, empresa que teve origem em Londrina. Foi também um dos líderes do movimento Reage Brasil contra a privatização da Companhia Vale do Rio Doce, em 1997 e, em 2001, contra a privatização da Copel. Nos anos seguintes estabeleceu-se em São Paulo, como empresário do setor de agronegócios.

Tomou posse na Academia Paranaense de Letras em 2006. Além de artigos para diversos jornais, publicou vários trabalhos, entre eles, “Destino do Brasil: potência mundial – a era Vargas continua”.