Lideranças de Apucarana e região cobram duplicação completa da Rodovia do Café

04/09/2019 15h46 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar

Deputado Tercílio Turini durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do ParanáCréditos: Orlando Kissner/Alep

Lideranças políticas, empresariais e comunitárias de Apucarana e região participam de audiência pública nesta quinta-feira, às 19h30, na Câmara Municipal, para mobilizar a comunidade em defesa da duplicação total da rodovia BR-376 até Ponta Grossa. A concessionária CCR/Rodonorte quer suprimir cerca de 90 quilômetros da obra de duplicação da Rodovia do Café, além do Contorno Leste de Apucarana.

O deputado estadual Tercilio Turini (PPS), que em maio do ano passado denunciou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) a manobra da concessionária em conjunto com o governo anterior, confirmou presença na reunião. “É inaceitável a alegação de falta de recursos para deixar de fora os 90 quilômetros. A concessionária arrecadou bilhões com tarifas abusivas de pedágio, durante quase 20 anos, e o dinheiro deveria ter sido investido em obras”, ressalta Tercilio.

Ele questiona o acordo de leniência do Ministério Público Federal com a Rodonorte, firmado após as denúncias da Operação Lava Jato: “Além de confessar atos de corrupção e admitir tarifas bem acima do normal, a concessionária ainda consegue anuência para não cumprir com a obrigação prevista inicialmente no contrato de duplicar totalmente a BR-376. É um acordo complicado”, afirma o deputado estadual.

A audiência da Câmara tem o apoio do movimento “Apucarana no Mapa”. Para Tercilio, é mais uma demonstração do descontentamento da sociedade organizada e de toda a população com o modelo de pedágio no Paraná. “Ninguém aguenta mais a enrolação das concessionárias, a falta de respeito. Arrecadaram fortunas, pagaram propinas e não fizeram as obras. Não podemos baixar a cabeça, temos de reagir e cobrar os nossos direitos”, enfatiza.