Luciana Rafagnin e Arilson Chiorato pedem envio de voto de congratulações à Universidade Estadual de Maringá (UEM) A instituição é a segunda no mundo a publicar mais trabalhos científicos assinados por mulheres.

11/06/2019 10h28 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputados Luciana Rafagnin e Arilson Chiorato (PT) requerem homenagem à UEM.

Deputados Luciana Rafagnin e Arilson Chiorato (PT) requerem homenagem à UEM.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputados Luciana Rafagnin e Arilson Chiorato (PT) requerem homenagem à UEM.

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou nesta segunda-feira (10) um pedido dos parlamentares Luciana Rafagnin e Arilson Chiorato (PT) de envio de voto de congratulações à Universidade Estadual de Maringá (UEM), que se tornou destaque internacional por ser a segunda universidade em todo o mundo - e a primeira do Brasil - a publicar mais trabalhos científicos assinados por pesquisadoras mulheres. 

Esse destaque internacional é conferido por um ranking anual, que avaliou 963 universidades em 53 países, o “Ranking Leiden”. Pela primeira vez, o levantamento mediu a proporção de mulheres autoras de trabalhos científicos nas instituições que integram a pesquisa entre 2014 e 2017. No mesmo período, dos quase 1.300 trabalhos acadêmicos publicados pela UEM, 54,1% eram de autoria feminina. A UEM só ficou atrás da Medical University of Lublin, da Polônia, que alcançou 56%. No total de 23 universidades brasileiras, a UEM aparece como sendo a primeira colocada. A média alcançada entre todas as instituições avaliadas foi de 30% e a UEM ficou bem acima dessa média.

Vale destacar que os trabalhos acadêmicos passam por critérios rígidos e etapas de avaliação, a partir de várias análises e comprovações, até a publicação científica em si. Outro destaque é o trabalho que a UEM faz junto às estudantes meninas dos ensinos fundamental e médio para incentivar a produção científica. Esse trabalho hoje reúne 25 estudantes de 10 a 16 anos de 10 escolas, distribuídas em três estados. Após a aprovação do pedido em sessão da Alep, a Casa de Leis providencia a confecção do certificado que será enviado à Universidade Estadual de Maringá.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação