Mais de 700 jovens no Plenário para mais uma edição do “Assembleia no Enem”

13/08/2019 14h14 | por Cláudia Ribeiro
Podcast
Eles vieram de colégios estaduais do Centro de Curitiba, dos bairros Xaxim, Água Verde, Capão Raso e até da cidade de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba e ocuparam cadeiras dos deputados, galerias, tribunas de honra. Mais de 700 estudantes preencheram todos os espaços do Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na manhã desta terça-feira (13).    Tudo para assistir ao aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2019.  O aulão é uma das etapas do projeto “Assembleia no Enem”, desenvolvido pela Diretoria de Comunicação da Alep, que inclui também 500 vídeoaulas que são transmitidas pela TV Assembleia e que estão disponíveis no canal do Youtube do Poder Legislativo. Também estão disponíveis, nas redes sociais da Assembleia, conteúdos inéditos e dicas importantes dadas pelo coordenador da ONG Instituto Educacional Eureka, parceira no projeto, o professor Marlus Geronasso.   Everson Martins Júnior e Victor de Souza, que marcaram presença no aulão, ministrado este ano por 27 professores do Eureka, não conheciam a Assembleia Legislativa.   Vindos do colégio da Polícia Militar, os estudantes do terceiro ano do ensino médio têm 17 anos e ambos já sabem o que querem do futuro. Serão bombeiros.  E os preparativos para isso incluem muito estudo.

(sonora)

Eles integraram o maior grupo entre os 700 estudantes que participaram da 4ª edição do projeto. E, segundo o capitão George Dal ‘Apria, subcomandante do Colégio da Polícia Militar, chefe da Divisão de Ensino e comandante do Corpo de Alunos da instituição, vieram de forma voluntária, o que significa que queriam mesmo estar no aulão.

(Sonora)   

Desde 2016, quando o projeto começou, passaram pelo Plenário da Assembleia Legislativa mais de 2500 estudantes. Na primeira edição, foram 1200 alunos, um acontecimento inédito no Brasil, como lembrou o professor Marlus, no início do aulão.

(Sonora)

Os deputados Professor Lemos (PT), Delegado Recalcatti (PSD), o presidente e 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputados Ademar Traiano (PSDB) e o primeiro secretário Luiz Cláudio Romanelli (PSB), passaram pelo Plenário e deixaram recados motivadores aos estudantes.

(Sonora)

Também teve redação e os alunos receberam dicas de como elaborar e abordar o tema proposto. Em 2016 aconteceu o primeiro concurso de redação para alunos da rede pública estadual de ensino. Na época, participaram cerca de 50 mil alunos de 14 a 19 anos, matriculados nas 132 escolas estaduais de Curitiba. Nos anos seguintes, o projeto foi sendo ampliado com a gravação de novas aulas e programas, a promoção de novos aulões e a elaboração de cartilhas de exercícios com questões específicas. Em 2018, foi a primeira vez que o aulão foi transmitido ao vivo pelo Facebook e pela TV Assembleia, com acompanhamento simultâneo em diversos colégios, por telões.

São oportunidades para os estudantes tirarem dúvidas, reforçarem os conteúdos aprendidos em sala de aula e, principalmente, conhecerem o método utilizado no exame nacional. E o capitão Dal ‘Apria acredita que vá muito além: para ele, uma forma de cidadania para os jovens.

(Sonora)

No Portal da Alep na internet, os alunos têm acesso a apostilas com diversos exercícios de provas anteriores do ENEM, inclusive a de 2017. É só acessar o site do programa “Assembleia no Enem”:  www.assembleia.pr.leg.br/assembleia_no_enem.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação