Marcio Nunes e o Grupo Minuano são as atrações do programa "Política e Viola" deste sábado (27) O programa da TV Assembleia vai ao ar no sábado (27), às 21h30, com apresentação da dupla de cantores sertanejos Willian e Renan.

26/02/2016 10h09 | por Diretoria de Comunicação
“Política e Viola” deste sábado (27) com o deputado Marcio Nunes (PSC)

“Política e Viola” deste sábado (27) com o deputado Marcio Nunes (PSC)Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

“Política e Viola” deste sábado (27) com o deputado Marcio Nunes (PSC)

O deputado Márcio Nunes (PSC) é filho de um engraxate de Campo Mourão. A mãe era professora e a avó fundou a primeira creche da cidade. Começou a estudar – tendo a mãe como professora – aos cinco anos de idade. Nunca foi o primeiro da classe, porque tinha, em média, dois anos menos que os colegas. Em compensação, foi o aluno mais novo a se formar engenheiro agrônomo, segundo revelou aos apresentadores Willian & Renan, no programa Política & Viola que vai ao ar pela TV Assembleia neste sábado (27), às 21h30.

A família é uma grande referência para Marcio Nunes. O pai, homem simples, foi o melhor amigo. Morreu muito jovem, aos 43 anos de idade, mas ainda é um guia. “Sempre que eu não segui seus conselhos eu me ferrei”, reconhece. O pai recomendava que ele sempre ouvisse várias opiniões antes de tomar uma decisão difícil, mas na hora de decidir deveria seguir a própria cabeça. A mãe professora e a avó, fundadora da creche pioneira de Campo Mourão, são outras referências fortes.

Nunes tem origens familiares gauchescas. Descobriu que um tataravô foi chefe dos “lenços brancos” (ximangos), nos conflitos farroupilhas. Atribui a essa ancestralidade e à vocação da avó pela solidariedade, sua vocação política. Também atribui a ela o gosto por música gaúcha. O deputado trouxe para o programa o Grupo Minuano, consagrado conjunto gauchesco que teve origem em Carazinho (RS) e agora está baseado em Campo Mourão. Ganhou diversas vezes o título de melhor grupo tradicionalista do Paraná, tem 14 CDs gravados e já fez excursões pelos Estados Unidos.

Grupo divertido e animadíssimo, o Minuano mostrou porque não deixa ninguém quieto quando está no palco. Fez com que alguns dos que assistiam a apresentação cantassem e dançassem. O assessor da Presidência, Mano Pedralli, subiu ao palco para cantar uma moda. Um dos cantores do Grupo, Rosenildo, é um humorista nato. Apontado como o mais velho da trupe (apesar de não parecer) comenta: “Quando eu era novo queria porque queria fazer 18 anos. Pois eu fiz e me arrependi! ”

O Minuano tocou e cantou músicas como “O Brasil tá cheio” (Ela foi embora/ E não quer mais voltar / O que é que eu vou fazer? / Vou comemorar / Vou cair na farra / Pular de alegria / Vou fazer a festa / Vou beber e cantar / Eu já fui pisado por essa mulher/ O que ela me fez não desejo pra ninguém).

Marcio Nunes pediu que os amigos músicos cantassem a música “Guri” (“Das roupas velhas, / do pai, queria que a mãe fizesse/ Uma mala de garupa, uma bombacha e me desse/ Queria boinas alpargatas e um cachorro companheiro/ Pra lhe ajudar a botar as vacas, no meu petiço sogueiro. / Ei de ter uma tabuada, e o meu livro queres ler, vou aprender/ A fazer contas e algum bilhete escrever, pra que a filha do seu Bento/ Saiba que ela é meu bem querer, / E se não for por escrito, eu não me animo a dizer).

O Política & Viola é parte da nova grade de programação da TV Assembleia (antiga TV Sinal) e segue a diretriz estabelecida pelo presidente e pela Mesa Diretora da Assembleia de mostrar o lado humano dos deputados e buscar aproximar cada vez mais a Casa da sociedade. O programa vai ao ar todos os sábados às 21h30, pelo canal 16, para quem assina a NET, e tem reprises aos domingos e nas quintas-feiras, ao meio-dia. O programa também pode ser visto na internet, pelo site da Assembleia.

Ouça o Podcast relacionado