Ministério da Agricultura certifica Santo Antônio da Platina para comercializar produtos de origem animal

24/09/2019 15h55 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Romanelli (PSB) comemora certificação de Santo Antonio da Platina para venda de produtos de origem animal.

Deputado Romanelli (PSB) comemora certificação de Santo Antonio da Platina para venda de produtos de origem animal.Créditos: Eduardo Matisiak

Deputado Romanelli (PSB) comemora certificação de Santo Antonio da Platina para venda de produtos de origem animal.

O Ministério da Agricultura e Abastecimento certificou o serviço de inspeção do município de Santo Antônio de Platina que passa integrar o Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e que garante ao Norte Pioneiro comercializar produtos de origem animal no mercado nacional. "O foco principal é a piscicultura, mas a partir de agora podem ser comercializados laticínios, queijo, mel, carnes, entre outros produtos desse gênero. É mais um impulso à economia do Norte Pioneiro", disse o deputado Romanelli (PSB).

"Isso vai motivar outras cidades a implantar o SIM (Sistema de Inspeção Municipal). Os produtores vão ter condições, por exemplo, vender queijo para o Brasil inteiro. Que o Sisbi motive os outros municípios da região a implantar esse selo de suma importância para a indústria da região", completa Romanelli.

O presidente da Cooaqui (Cooperativa Agroindustrial dos Aquicultores Norte do Paraná), Carlos Eduardo Pinto Lima, disse que a adesão ao Sisbi é um novo marco para a piscicultura. "Agora vamos conseguir fechar uma cadeia de produtos com o abate e a comercialização para mercado nacional. Nós já temos uma fábrica de ração, a produção de alevinos e agora temos a certificação para o abate", disse

Empreendimentos - A adesão ao Sisbi, segundo Marcos Takuti, presidente da Apinor (Associação dos Piscicultores do Norte do Paraná), vai alavancar o desenvolvimento, garantindo aos frigoríficos a comercialização em todo Brasil e também favorecer o surgimento de vários outros empreendimentos na região. "Agradecemos o empenho do deputado Romanelli junto às autoridades federais para que Santo Antônio da Platina recebesse este certificado. Temos uma importante frente onde poderemos vender os nossos peixes, é mais uma porta para os produtores. A nossa Cooperativa e a associação ganharão muito com isso", disse.

O técnico da Emater, o engenheiro agrônomo Miguel Antonucci, disse que a medida vai atender pequenos frigoríficos da região que tinham o mercado, de certa forma, estagnado "Temos agora a abertura de mercado e isso vai proporcionar maior renda para a região. Temos proprietário de frigorífico que fez investimento alto esperando a certificação e agora vai poder buscar novos mercados. Isso vai repercutir em toda cadeia do Norte do Paraná", disse.

Antonucci atenta que a região Oeste já tem os certificados e contam com mais de 20 frigoríficos que abatem mais de 50 toneladas dia. "Para a região Norte, é uma oportunidade grande para dar vasão à produção. A região tem um único frigorífico, de Rolândia, que está abatendo cinco toneladas/dia e também está buscando a certificação. O Sisbi depende muito do município investir na sua vigilância sanitária e a prefeitura tem que entender a importância deste investimento".

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação