Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Movimento Pró-Escarpa lança comitê em Ponta Grossa

Ambientalistas, artistas e várias instituições que fazem parte do Movimento em Defesa da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana e dos Campos Gerais fazem o lançamento do Comitê Pró-Escarpa em Ponta Grossa, nesta quinta-feira (28). Durante todo o dia serão realizadas atividades para informar a população sobre os problemas e consequências que a aprovação do projeto de lei 527/2016, que pretende reduzir a APA, pode causar. A proposta atualmente está sendo analisada na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

A programação do Movimento Pró-Escapa começa às 7 horas da manhã, com uma concentração na Praça Barão do Rio Branco, em frente ao Colégio Regente Feijó. Às 9 horas os manifestantes seguem em caminhada até a Câmara de Vereadores onde, às 10 horas, haverá uma aula pública sobre o assunto com o professor Gilson Burigo Guimarães.

Das 14 às 17 horas, uma barraquinha será montada no Calçadão da Rua Coronel Cláudio, no Centro, onde a população poderá encontrar informações sobre a APA da Escarpa e o sobre o projeto de lei. Às 19 horas ocorre o lançamento do Comitê Pró-Escarpa Devoniana - Núcleo Ponta Grossa, onde são esperados representantes de diversas instituições, alunos, professores e comunidade em geral, para um debate na Câmara de Vereadores.

O deputado estadual Péricles de Mello (PT) salienta o caráter coletivo que representa a APA e também ressalta o aspecto cultural que envolve a discussão sobre a área. “A questão da Escarpa não é apenas uma questão ambiental, mas cultural. A história das famílias que moram no Guartelá, as fazendas históricas, a Rota dos Tropeiros, a história da colonização, pinturas rupestres que contam sobre a ocupação da área pelos indígenas há milhares de anos, inúmeros recantos naturais ainda desconhecidos pela população. Tudo isso nos define como povo, define traços de nossa identidade”.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação