Na pauta da CCJ para esta terça-feira (20) está o projeto que altera distribuição de ICMS Ecológico

19/02/2018 17h32 | por Sandra C. Pacheco
CCJ de fevereiro de 2018.

CCJ de fevereiro de 2018.Créditos: Dálie Felberg/Alep

CCJ de fevereiro de 2018.


A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná examina nesta terça-feira (20), em sessão ordinária que acontece a partir das 13h30, no Auditório Legislativo da Casa, pauta composta por 47 proposições, entre elas sete vetos do Poder Executivo. Em meio às propostas de origem parlamentar estão o projeto de lei nº 498/2017, de autoria do deputado Adelino Ribeiro (PSL), garantindo às doadoras de leite materno para os bancos de leite humano e aos doadores de sangue e plaquetas para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná o direito de tomar vacina contra a Gripe H1N1 com o estoque excedente disponível na rede pública; e o projeto de lei complementar nº 9/2017, do deputado Evandro Júnior (PSDB), alterando a Lei complementar nº 59/1991, que trata da repartição de ICMS previsto no art. 2º da Lei nº 9.491/1990, aos municípios com mananciais de abastecimento e unidades de conservação ambiental.

O parlamentar pretende que os 5% do ICMS Ecológico sejam distribuídos na proporção de 60% para os municípios com mananciais de abastecimento e áreas alagadas para a produção de energia, e 40% para os municípios com unidades de conservação ambiental. No caso daqueles que reunirem as duas condições, será considerado o critério de maior compensação financeira.

Entre as proposições de veto apostas pelo governador Beto Richa (PSDB) está a de nº 1/2018, que é parcial e incide sobre o projeto de lei complementar nº 11/2017, de autoria da Defensoria Pública, que acrescenta e altera dispositivos da Lei Complementar nº 136/2011, estabelecendo a Lei Orgânica da Defensoria Pública do Estado do Paraná.  Para vetar os artigos 1º ao 10, 12 e 14 do projeto, o chefe do Executivo baseia-se em estudo da Secretaria de Estado da Fazenda, para quem os dispositivos contrariam a Lei de Responsabilidade Fiscal. Em seu parecer, a SEFA observa que o projeto tem potencial para infringir o parágrafo 1º e o caput do art. 169 da Constituição Federal, “na medida em que não ficou demonstrada que há prévia dotação orçamentária suficiente para atender às projeções de despesa de pessoal”.   

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação