No Dia Mundial da Água, deputado reforça importância do consumo consciente Reichembach também cita projeto de lei de sua autoria sobre saneamento básico

23/03/2021 09h15 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Reichembach (PSC).

Deputado Reichembach (PSC).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Reichembach (PSC).

A Organização das Nações Unidas estabeleceu o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água, data criada para chamar a atenção ao consumo consciente e sobre a grande importância da água. O deputado Reichembach (PSC) utilizou o espaço da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná para tratar sobre o tema. 

Reichembach chamou a atenção para atividades humanas que impactam na quantidade e qualidade da água do planeta. “O desmatamento e a poluição são fatores negativos que interferem diretamente nos nossos lençóis freáticos, é preciso consumir conscientemente e também respeitar o limite da natureza em nos oferecer um bem finito que é a água”, afirma. 

Saneamento básico - Na oportunidade, Reichembach relembrou o projeto de lei 442/2020, de sua autoria, que está em tramitação na Assembleia. O texto dispõe sobre a obrigatoriedade dos novos loteamentos e condomínios do estado disporem de infraestrutura para ligação à rede coletora de esgoto. O objetivo do projeto é assegurar que todo novo empreendimento imobiliário do Paraná, mesmo os realizados em municípios que ainda não possuem plano diretor ou legislação específica sobre parcelamento de solo, mas que já possuam sistema de coleta ou tratamento de esgoto, sejam executados já com a infraestrutura necessária à ligação ao sistema de esgoto sanitário local. 

Reichembach afirma que o projeto vai gerar economia para os moradores e para o município. “A aprovação deste projeto evita a necessidade de obras nas calçadas, asfaltos, muros e paredes das residências caso a instalação da rede de esgoto seja feita posteriormente à planta inicial”, afirma. A cada real investido em saneamento básico, os municípios economizam quatro reais em tratamento de doenças, o que é bastante significativo. 

“Da maneira que os empreendimentos estão sendo feitos, muitas vezes sem a estrutura sanitária, faz com que a administração pública não consiga dar conta de gerar este acesso à rede de coleta de esgoto, e gera prejuízo a todos”, completa Reichembach.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação