Novo “Assembleia Entrevista” vem repaginado e estreia nesta quinta-feira (07) na TV Assembleia Programa, apresentado do Plenário da Assembleia Legislativa, conta com três apresentadores e estreia com histórias e o dia-a-dia do posto da Defensoria Pública do Paraná na Casa de Leis.

06/07/2022 14h23 | por Claudia Ribeiro
Programa Assembleia Entrevista conta com três apresentadores e estreia com histórias e o dia-a-dia do posto da Defensoria Pública do Paraná na Casa de Leis.

Programa Assembleia Entrevista conta com três apresentadores e estreia com histórias e o dia-a-dia do posto da Defensoria Pública do Paraná na Casa de Leis.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Programa Assembleia Entrevista conta com três apresentadores e estreia com histórias e o dia-a-dia do posto da Defensoria Pública do Paraná na Casa de Leis.

O Assembleia Entrevista, programa da TV Assembleia que ouve o que têm a dizer pessoas da comunidade que se destacam por trabalhos e serviços que prestam à população, está repaginado. A novidade é que a atração, que vai ao ar às quintas-feiras, às 11h, com reprises ao longo da semana, tem como cenário o Plenário da Casa de Leis. A estreia é nesta quinta-feira (07). “O lugar onde são tomadas as principais decisões que vão impactar a vida dos paranaenses não foi escolhido por acaso. É um ambiente que tem tudo a ver com os temas que vamos abordar nas entrevistas”, resume a diretora de Comunicação da Assembleia, Kátia Chagas. Outra novidade vem na apresentação. “Procuramos envolver toda a nossa equipe de comunicação nesse projeto. Por isso, além do mediador, que faz parte da TV, teremos sempre na apresentação dois jornalistas das demais áreas: redes sociais, site e áudio”, acrescenta Kátia.

O primeiro convidado da série de entrevistas é o defensor público Matheus Cavalcanti Munhoz, que coordena os projetos especiais da Defensoria, entre eles, o do posto avançado da instituição, que fica dentro da Assembleia Legislativa do Paraná, no centro cívico em Curitiba. Ao longo da entrevista, com duração de 20 minutos, mediação da jornalista Jordana Martinez e participação de Trajano Budola e Claudia Ribeiro, ele contou detalhes do dia-a-dia do posto, inaugurado no fim de 2021. “É uma honra fazer parte do programa de estreia e poder compartilhar esse trabalho tão importante para melhorar a vida da população carente que vem ocorrendo no posto avançado da Defensoria aqui na Casa”, afirmou.

Produzido por Ana Luzia Mikos e Marco Antônio Felipak, da equipe da TV Assembleia, o bate-papo fluiu em torno das histórias que chegam até os advogados do posto. Algumas delas Matheus contou durante o programa. “Conseguimos, por exemplo, transferir um paciente, que estava internado em uma UTI de um hospital de São Paulo, sem acompanhante, para o Paraná. Uma questão que poderia ser judicializada caso não resolvêssemos”, explicou.

Aliás, a conciliação é um dos pilares do trabalho da Defensoria. A ideia é que as questões sejam resolvidas antes que cheguem à esfera judicial, que pode levar anos devido ao extenso número de processos em tramitação no estado e no país. Tanto que em abril deste ano aconteceu o primeiro mutirão de conciliação nas dependências da Assembleia Legislativa. Tema que também foi abordado na entrevista.

“O posto da Defensoria da Assembleia Legislativa não atende apenas casos relacionados à área de direito de família, mas esse tipo de questão é mais comum. Representa 50% dos atendimentos. Muitas vezes, as pessoas precisam simplesmente de uma orientação, e procuramos acolhê-las e encaminhá-las”, disse Matheus, em outro trecho do programa.

O programa também esclarece que o posto da Defensoria Pública na Assembleia Legislativa não funciona de forma convencional. Não há necessidade de agendamento, nem de cadastramento prévio. Quer saber mais sobre o trabalho da Defensoria Pública e o atendimento realizado pelo Posto instalado na Assembleia Legislativa?

Acompanhe, nesta quinta-feira (07) a partir das 11 horas, o programa Assembleia Entrevista, na TV Assembleia (canal 10.2 em TV Aberta e também pela Claro/Net).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação