Novo portal da Assembleia Legislativa do Paraná amplia mecanismos de transparência Lançamento foi realizado pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, durante a sessão plenária desta segunda-feira (18).

18/11/2019 18h17 | por Thiago Alonso
Assembleia lança novo portal de notícias.

Assembleia lança novo portal de notícias.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Assembleia lança novo portal de notícias.

Assembleia lança novo portal de notícias.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Assembleia lança novo portal de notícias.

Assembleia lança novo portal de notícias.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Assembleia lança novo portal de notícias.

Assembleia lança novo portal de notícias.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Assembleia lança novo portal de notícias.

Durante a sessão plenária, o presidente Traiano fez o anúncio do novo portal de notícias da Assembleia.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Durante a sessão plenária, o presidente Traiano fez o anúncio do novo portal de notícias da Assembleia.

Assembleia lança novo portal de notícias.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Assembleia lança novo portal de notícias.

O novo portal de informações da Assembleia Legislativa do Paraná, lançado oficialmente pela Mesa Executiva durante a sessão plenária desta segunda-feira (18), amplia os mecanismos de transparência e facilita o acesso do cidadão paranaense às notícias do Legislativo. A observação é dos próprios parlamentares, que acompanham o lançamento da ferramenta no Plenário da Casa. O site está mais dinâmico e fácil de navegar. As mudanças transformaram o portal em um dos mais modernos do Brasil, atendendo às necessidades de todas as plataformas digitais, podendo ser acessado de computadores, notebooks, celulares e tablets.

O portal desenvolvido pela Diretoria de Comunicação da Assembleia segue as orientações de gestão moderna implantada pela Mesa Executiva, comandada pelo presidente Ademar Traiano (PSDB), pelo primeiro, Luiz Claudio Romanelli (PSB) e pelo segundo secretário, Gilson de Souza (PSC). Com as inovações, o acesso às matérias, fotos e à pesquisa legislativa de projetos e leis estaduais são feitos na primeira tela, com apenas um clique.

O presidente da Assembleia destacou a facilidade do cidadão acompanhar, até pelo celular, o trabalho dos deputados e fiscalizar onde é aplicado o dinheiro público. “Desenvolvido sem custos pela Diretoria de Comunicação, com o suporte da Tecnologia da Informação da Assembleia, o novo portal é mais uma ação para ampliar a transparência nesta Casa. Estamos oferecendo à população uma forma inovadora de acompanhar o trabalho dos 54 deputados”, afirmou Traiano.

O primeiro secretário lembrou que, com o lançamento, a Assembleia assume o protagonismo no aprimoramento da administração pública ao implantar total transparência, uma comunicação inovadora e um rigoroso controle de gastos. Neste sentido, o novo portal chega para complementar este trabalho. “Demos um passo importante para oferecer mais transparência aos atos da Assembleia. Durante meses trabalhamos no site, sempre com a ideia de facilitar o acesso do cidadão, aumentando a interação”, disse Romanelli.

Para o líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD), as inovações atendem às demandas da sociedade, trazendo mais transparência às ações do Legislativo. “Muitas vezes a população não sabe o que se passa na Casa além do que ocorre no Plenário. Com o novo site, todos podem ter ideia de tudo o que é tratado aqui”, avaliou. O deputado Galo (PODE) concordou. “Todos terão condições de ter acesso às informações, pois o site está mais completo”. “Estamos cada vez mais próximos da população com o novo site”, complementou o deputado Do Carmo (PSL).

Inovações - Ao entrar no portal, o usuário pode acompanhar as transmissões ao vivo das sessões plenárias, sessões solenes e audiências públicas. As principais notícias do dia estão listadas horizontalmente, junto com as imagens, o que facilita a visualização. A busca pelos perfis dos deputados também foi otimizada, com os nomes, as fotos e a seleção apresentados alfabeticamente. Neste espaço, o cidadão pode acompanhar vídeos de pronunciamentos feitos pelos deputados durante as sessões plenárias, bem como ter acesso às fotos, às leis criadas pelo parlamentar, além de ter acesso às notícias das atividades produzidas diariamente pela Diretoria de Comunicação da Assembleia.

Com as novidades, tornou-se mais simples acompanhar a Ordem do Dia – a pauta de projetos que serão votados pelos deputados na sessão plenária; a pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a agenda semanal dos eventos e das audiências públicas. Outra inovação é a Pesquisa Legislativa, implantada na tela principal. Basta digitar o número do projeto se lei ou o nome do deputado que o propôs para conhecer os detalhes da proposta. O mesmo acontece com as receitas, despesas e licitações, disponíveis no Portal da Transparência.

Os links para as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Flickr) e para o aplicativo Agora é Lei, que tem mais de 16 mil downloads, também estão na tela principal. Os podcasts de notícias podem ser acompanhados com atualizações diárias, além dos projetos especiais implantados pelo Legislativo, como o Assembleia no Enem, com mais de 500 vídeo aulas preparadas em parceria com os professores da ONG Instituto Educacional Eureka; e o Geração Atitude, com a programação da caravana que espalha cidadania pelo Paraná. Estão lá também o Parlamento Universitário, que simula a rotina dos deputados com alunos do ensino superior, assim como as atividades desenvolvidas pela Escola do Legislativo.

A história da Assembleia é contada no portal, em uma linha do tempo que se inicia em 1854 - data de fundação do Legislativo Paranaense – e segue até hoje, mostrando o passado e o presente, com uma galeria de fotos com os ex-presidentes e ex-primeiros secretários.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação