Paraná agora tem Rota do Queijo

16/12/2021 13h17 | por Assessoria parlamentar
Paraná agora tem Rota do Queijo que agrega 23 municípios.

Paraná agora tem Rota do Queijo que agrega 23 municípios.Créditos: SEAB

Paraná agora tem Rota do Queijo que agrega 23 municípios.

É do interior de Dois Vizinhos que vem um dos queijos premiados do Paraná. Em 2019, no Prêmio Queijo Brasil, em Florianópolis, o queijo colonial produzido na comunidade de São Francisco do Bandeira recebeu medalha de prata e encheu de orgulho o casal de produtores Eliane e Gilberto da Silva. Tamanho reconhecimento rendeu a inclusão da propriedade na Rota do Queijo, iniciativa do IDR-Paraná lançada esse mês em Curitiba. O objetivo é incentivar o turismo rural, tendo a produção de queijos como principal atrativo.

São 33 propriedades - sendo 16 no Sudoeste - em 23 municípios de várias regiões do Estado, onde se produz desde queijos finos até os coloniais. A meta é ampliar o número de agroindústrias e estabelecer a produção de queijos como um atrativo para turistas do Paraná e de todo o Brasil. “A cadeia produtiva do leite é muito fortalecida em nosso Estado e agregar valor ao queijo, principalmente o colonial, é incentivar ainda mais o empreendedorismo, prestigiando o produtor, divulgando o turismo rural e aquecendo a economia”, afirma o deputado estadual Reichembach (PSC), líder do Bloco Agropecuário da Assembleia Legislativa do Paraná.

Sobre a queijaria Eliane
Há nove anos, Eliane e o esposo Gilberto iniciaram a produção num local adaptado. Com o passar do tempo, veio a profissionalização, aliada a prática e construção da queijaria. Atualmente, são 6 mil quilos de queijo fabricado ao mês (queijo colonial, maturado no vinho e queijo temperado), além da manteiga, ricota e doce de leite. “Fomos adaptando as receitas, os sabores, mas sempre priorizando a qualidade do leite”, conta Eliane. São 30 animais em lactação, mas para dar conta da produção, é necessário receber leite de produtores vizinhos, totalizando 2 mil litros de leite por dia.

Associados à Aprosud (Associação dos Produtores de Queijos Artesanais do Sudoeste do Paraná) a dona Eliane e o seu Gilberto conquistaram o selo Susaf neste ano e estão felizes por poderem comercializar grande parte da produção para todo o Paraná. “Temos produtos produzidos no Paraná que são verdadeiros tesouros, aliam qualidade, sabor e muito trabalho. Precisamos valorizar cada vez mais os nossos empreendedores rurais”, comenta Reichembach (PSC), que visitou a queijaria Eliane recentemente, acompanhado da chefe regional da Seab de Francisco Beltrão, Denise Adamchuk e do gerente regional do IDR de Dois Vizinhos, Arnildo José Sganzerla.

Confira os municípios que integram a Rota do Queijo
Dois Vizinhos, Palmeira, Itapejara do Oeste, Francisco Beltrão, Toledo, Salgado Filho, Santo Antônio do Sudoeste, Guaraniaçu, Mercedes, Sulina, Nova Laranjeiras, Saudades do Iguaçu, Chopinzinho, Cianorte, Paranavaí, Santa Izabel do Oeste, Pinhal de São Bento, Pinhão, Palmas, Apucarana, Cantagalo, Lapa, e Piraquara.