Posse da nova Mesa Executiva da Assembleia Legislativa marca a volta dos trabalhos em Plenário Encabeçada mais uma vez pelo presidente Ademar Traiano (PSDB), a nova Mesa será empossada na quarta-feira (1º), às 14h30.

24/01/2017 16h38 | por Jaime S. Martins
Presidente Ademar Traiano (PSDB).

Presidente Ademar Traiano (PSDB).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Presidente Ademar Traiano (PSDB).

Os trabalhos no Plenário na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) serão retomados na próxima quarta-feira (1º), com a posse da nova Mesa Executiva que comandará o Legislativo estadual de fevereiro de 2017 a 31 de janeiro de 2019. A solenidade que abre o período acontece a partir das 14h30. Já as sessões plenárias com espaço para os pronunciamentos dos parlamentares e votação de projetos deverão ser retomadas na segunda-feira (6).

A nova Mesa Executiva é composta pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), que foi reconduzido ao cargo de presidente, tendo como 1º vice-presidente o deputado Guto Silva (PSD), como 2º vice-presidente o deputado André Bueno (PSDB), e como 3º vice-presidente o deputado Gilberto Ribeiro (PRB). O deputado Plauto Miró (DEM) foi reeleito 1º secretário. A 2ª Secretaria será ocupada pelo deputado Jonas Guimarães (PSB), a 3ª Secretaria pelo deputado Wilmar Reichembach (PSC), a 4ª Secretaria pelo deputado José Carlos Schiavinato (PP) e a 5ª Secretaria pelo deputado Adelino Ribeiro (PSL).

Houve algumas mudanças na composição da Mesa Executiva em relação à Mesa atual. Saíram os deputados Ademir Bier (PMDB), que ocupava a 2ª Secretaria, e o deputado Ney Leprevost (PSD), que era o 5º secretário. As novidades na nova Mesa são os deputados Guto Silva, como 1º vice-presidente, e Wilmar Reichembach, como 3º secretário. Já o deputado Adelino Ribeiro, que ocupava a 3ª Secretaria, passará a ser o 5º secretário durante os próximos dois anos.

Deputado – As alterações na Alep não ficam apenas na Mesa Executiva. No dia 9 de janeiro um novo deputado tomou posse no Legislativo. Luís Corti (PSC) assumiu, na condição de suplente, o mandato de deputado estadual. A vaga surgiu após as eleições municipais ocorridas em 2016, quando o então deputado Leonaldo Paranhos (PSC) foi eleito prefeito da cidade de Cascavel. Com isso, o deputado Evandro Araújo (PSC) foi efetivado no cargo de deputado estadual e Corti assumiu interinamente a vaga do deputado licenciado Ratinho Júnior (PSD), atual secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná.

Ex-prefeito de São Jorge D’Oeste, Corti é formado em Medicina Veterinária e em Direito. Foi chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura. Foi vereador de São Jorge D´Oeste entre 1989 e 1992. Elegeu-se prefeito da cidade em 1996 e foi reeleito em 2000. Também em São Jorge D´Oeste assumiu a Secretaria Municipal de Administração, em 2009. Também foi diretor da Ceasa em 2010 e obteve 20.495 votos nas eleições de 2014, para deputado estadual.

Comissões permanentes – Mudanças nas composições de algumas comissões técnicas permanentes da Assembleia também poderão ocorrer em razão da saída de Paranhos. Ele era presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso; vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e membro da Comissão de Assuntos Metropolitanos. Caberá ao líder do partido fazer a indicação dos novos integrantes das comissões e aos deputados que compõem a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso a escolha do novo presidente.