Presidenciáveis debatem propostas para o futuro do País na Conferência da Unale, em Gramado Debate contou com a participação dos presidenciáveis Álvaro Dias, Ciro Gomes, Manuela D’Ávila, Henrique Meirelles e Guilherme Boulos.

10/05/2018 17h20 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração especial de Dirk Lopes da Silva.
Debate dos presidenciáveis na Conferência da Unale 2018 em Gramado.

Debate dos presidenciáveis na Conferência da Unale 2018 em Gramado.Créditos: Dirk Lopes da Silva / Alep

Debate dos presidenciáveis na Conferência da Unale 2018 em Gramado.

Deputados do Paraná compõem a platéia no debate dos presidenciáveis, durante a Unale 2018 em Gramado.Créditos: Dirk Lopes da Silva / Alep

Deputados do Paraná compõem a platéia no debate dos presidenciáveis, durante a Unale 2018 em Gramado.

Cinco candidatos à Presidência da República foram as grandes atrações da XXII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais em Gramado (RS), promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Os presidenciáveis Álvaro Dias (Podemos-PR), Ciro Gomes (PDT-CE), Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), Henrique Meirelles (PMDB-GO) e Guilherme Boulos (PSOL-SP), debateram no painel “Panorama político nacional”, na tarde desta quinta-feira (10), com a presença de centenas de deputados estaduais de todo o Brasil. Cada candidato falou por dez minutos e depois respondeu a perguntas com tempo de três minutos, para cada resposta.

E mais uma vez os deputados estaduais do Paraná estavam na plateia da Conferência, atentos para as propostas dos candidatos que prometem mudar o país: o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSDB); o vice-presidente da Unale, Ademir Bier (PSD); e os deputados Adelino Ribeiro (PRP), Artagão Júnior (PSB), Nelson Luersen (PDT) e Anibelli Neto (PMDB). O deputado Anibelli Neto disse que ficou particularmente impressionado com a qualidade do debate e das propostas apresentadas, acrescentando que “aqui pode estar realmente o futuro presidente da República”.

A primeira a falar foi a candidata gaúcha Manuela D’Ávila, que disse que alguns temas como o da segurança pública devem ser enfrentados em conjunto com a União. “Claro que a segurança deve continuar sob responsabilidade dos estados, mas este e outros temas não têm solução sem a participação do governo federal, juntamente com estados e municípios”.

Ainda no tema da segurança pública o goiano Henrique Meirelles disse que alguns estados hoje só têm 20% da força policial necessária. “É preciso retomar a economia para ter recursos para reequipar as polícias dos estados, com novas viaturas, equipamentos, treinamento e motivação. E aumentar a segurança nas fronteiras, com negociações com países vizinhos para bloquear o contrabando e o tráfico de drogas e de armas pesadas”, disse.

O paranaense Álvaro Dias disse, por sua vez, que “a República faleceu, com o agravamento da miséria, da corrupção e da insegurança pública”. Segundo ele, esta é a mais importante eleição desde a redemocratização do país, e defendeu mudanças na política para o que chamou de “refundação da República”.

Já o cearense Ciro Gomes diz que não adianta fazer operações em favelas para apontar fuzil para idosas. “É necessário reativar a atividade econômica do Brasil e é tarefa urgente do próximo presidente o resgate moral da administração pública, que está em xeque” E ainda advertiu que “quem manda no país não é o Judiciário, é o povo”.

Em declaração semelhante, o paulista Guilherme Boulos concordou que o Poder Judiciário é importante, mas acrescentou que não pode haver a judicialização da política. “Na democracia, o maior juiz é o povo”, disse. O candidato acredita que a Constituição de 1988 apresenta sinais de esgotamento e que “o desafio de ter legitimidade na representação política se faz aproximando mais o poder das pessoas. Com plebiscitos, referendos e formas de participação popular, e não apenas apertando um botão a cada quatro anos”.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação