Presidente da Comissão de Turismo da Assembleia pede a ministro medidas para estimular a retomada do turismo

05/08/2020 18h19 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Soldado Fruet (PROS) participou de reunião com o ministro do Turismo.

Deputado Soldado Fruet (PROS) participou de reunião com o ministro do Turismo.Créditos: Assessoria

Deputado Soldado Fruet (PROS) participou de reunião com o ministro do Turismo.

O presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Soldado Fruet (PROS), participou na tarde desta quarta-feira (5) da reunião on-line do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), que contou com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. O parlamentar agradeceu o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, pelo convite e cobrou medidas dos governos estadual e federal para garantir a sobrevivência e a retomada do setor.

O deputado questionou o ministro se o Governo Federal estuda ampliar o volume de recursos para empréstimo com juros subsidiados para o segmento. “Mas o setor hoteleiro principalmente, porque vemos grandes recursos para o transporte aéreo e muito pouco para as pequenas empresas e hotéis”, apontou. Marcelo Álvaro afirmou que o MTur está trabalhando diretamente com o BRDE e outros parceiros bancários e que deve liberar mais crédito para o setor. O deputado também vai solicitar ao ministro um posicionamento do Governo Federal sobre a reabertura das fronteiras, já que não houve tempo hábil para fazer a pergunta durante a reunião. “Reabrir as fronteiras é algo essencial para retomar o turismo de Foz do Iguaçu, então quero saber se estão sendo estudadas ações que garantam essa reabertura”, explicou.

O presidente da Comissão de Turismo também reivindicou ações do governo estadual para ajudar o setor. Segundo ele, “teremos um turista que quer viajar, mas medroso, então acho que se conseguirmos trabalhar para oferecer toda a segurança, com protocolos de saúde, tenho certeza que vamos atrair turistas”. O deputado Soldado Fruet destacou também que encaminhou um expediente ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, pedindo que os atrativos turísticos ambientais sejam incluídos no rol de serviços essenciais. “O turista, quando quer viajar, quer se programar, mas não sabe se o parque estará fechado ou aberto. Seria interessante o secretário conversar com o governador e pensar com carinho na questão dos parques para não fecharem quando têm lockdown, pois isso atrapalha muito a questão turística”, ponderou.

Hotéis - A retomada do turismo também foi tratada na sexta reunião da Frente Parlamentar do Coronavírus, realizada na manhã desta quarta-feira. A convite do Soldado Fruet, o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Foz do Iguaçu (Sindhotéis), Neuso Rafain, expôs as dificuldades do setor. Ele citou que dois hotéis tradicionais na cidade fecharam as portas, mas ressaltou que a Itaipu e o Parque Nacional do Iguaçu reabriram suas atrações turísticas. Por isso, cobrou esforços do Governo para a recuperação do setor, tanto em demandas pontuais da pandemia – como a suspensão da cobrança de valor fixo da Copel e Sanepar, já que os hotéis estão fechados - quanto nos investimentos em infraestrutura necessários para atender a projeção de 5 milhões de turistas por ano no município em 2030.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação