Para tratar dos preparativos da 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que acontecerá em Foz do Iguaçu nos dias 7, 8 e 9 de junho, esteve na manhã desta terça-feira (21) em visita à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o presidente da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), deputado estadual Adjuto Afonso (PDT-AM). Ele estava acompanhado pelo também deputado estadual Luciano Nunes (PSDB-PI), secretário-geral da entidade, e pelo diretor Germano Stevens, e foi recebido pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), e pelo deputado Ademir Bier (PMDB).
Após a reunião, ocorrida no gabinete da Presidência, Traiano guiou o grupo numa visita às diversas dependências do Complexo Legislativo Aníbal Curi. O tema da conferência UNALE deste ano será “O Brasil e suas Reformas”. O lançamento oficial do evento deverá acontecer em Curitiba, até o mês de maio. Segundo Adjuto Afonso, a ideia é debater as reformas política, da Previdência, trabalhista e econômica: “O país precisa de reformas de infraestrutura e a UNALE, que congrega 1.019 parlamentares, pode contribuir neste momento, apresentando sugestões e buscando soluções para os problemas com os quais o Brasil se defronta”. As conclusões da conferência serão reunidas em uma Carta a ser encaminhada ao presidente da República e aos presidentes do Senado e da Câmara Federal.
Também pode entrar no debate a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 47/2012, em tramitação no Congresso, que visa recuperar prerrogativas dos Legislativos estaduais. Relatada pelo senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), o texto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e aguarda ser remetida à apreciação do Plenário. E a reforma tributária, cuja premência Afonso também admite, considerando-a um caminho indispensável para oferecer segurança jurídica e atrair investidores para o país. Para a conferência de junho são esperados cerca de 2.000 participantes, entre deputados estaduais, deputados federais, governadores, agentes legislativos, prefeitos, vereadores, além de comitivas nacionais e internacionais.